Steven Tyler foi a grande estrela da última noite do “Nelson Mandela Music Tribute”
O vocalista da banda de rock “Aerosmith” com mais de 150 milhões de discos vendidos e dezenas de prémios de música trouxe a Matosinhos os grandes êxitos da sua carreira.
O espetáculo de Steven Tyler contou com duas participações especiais, entre as quais a de Nuno Bettencourt. O guitarrista português, natural dos Açores, tornou-se mundialmente conhecido como membro da banda de hard rock Extreme.
Também a banda de Nashville- The Mary Loving Band, com quem Steven Tyler tem feito digressão quer nos Estados Unidos da América quer na Europa, subiu ao palco da praia do Aterro.
O último dia do evento contou com a atuação de Pablo Milanés. O cantor e músico cubano, vencedor de inúmeros prémios, tornou-se conhecido do público português em 1996 com a gravação do dueto com Luís Represas de “Feiticeira”. Em Matosinhos apresentou temas da sua longa carreira como “Yolanda” e “El Breve Espacio en que no estás “e alguns do seu mais recente trabalho discográfico prestes a ser lançado como “Vestida de mar” e “Días de Luz”.
Depois de Cuba, foi a vez da música de África do Sul fazer-se ouvir no recinto. Formado em 2002, o Soweto Gospel Choir tem atuado um pouco por todo o mundo, ao lado de grandes nomes como Bono, Peter Gabriel, Shakira ou John Legend.
O seu primeiro álbum lançado, “Voices of Heaven” alcançou o primeiro lugar nos EUA, na Billboard’s World Music Chart, apenas em três semanas.
Em 2010, fizeram o concerto de abertura do Mundial da FIFA em Soweto. Já este ano participaram no Memorial a Nelson Mandela na Abadia de Westminster, em Londres.
A música portuguesa esteve representada por Rui Veloso, considerado o “pai do rock português”.
Apesar de ter nascido em Lisboa, a sua família mudou-se para a cidade do Porto quando tinha apenas três meses de idade. Rui Veloso teve um grande impacto no panorama musical português com o disco Ar de Rock (abril de 1980), cujas influências foram Eric Clapton e B.B. King. Este álbum é considerado um marco da música rock em Portugal e o que iniciou o boom do rock em Portugal nos anos 80.
Ao longo da sua carreira, gravou vários discos, a solo e em dueto com outros artistas, e participou em outros projetos musicais como Rio Grande e Cabeças no Ar.
Na homenagem a Nelson Mandela, o músico recordou os grandes êxitos dos seus 38 anos de carreira.
De Portugal, a viagem seguiu até ao Senegal e até Youssou N’Dour. Cantor, compositor e músico nascido em Dakar, tornou-se conhecido do grande público em 1994 graças ao dueto com a cantora sueca Neneh Cherry no tema “Sevem Seconds”. Ao longo da sua carreira, trabalhou com vários artistas como Peter Gabriel, Paul Simon, entre outros.
Chegou ao fim o “Nelson Mandela Music Tribute”, um espetáculo que contou com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.
75% do valor das receitas revertem a favor da Fundação Nelson Mandela, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, focada no diálogo e no apoio aos direitos, bem como no legado da memória e do trabalho do seu fundador Nelson Mandela.
Os restantes 25% destinam-se a apoiar instituições de solidariedade social portuguesas, entre as quais três do concelho de Matosinhos. São elas: Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos (Instalação de Consultório Médico), Associação ATI- Amigos da Terceira Idade- Leça da Palmeira (requalificação das instalações do Centro de Dia de Monte Espinho), e Centro Cultural de Solidariedade Social de Guifões (apoio à distribuição de alimentação a pessoas dependentes durante os dias de fim-de-semana).
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
