05.12.11
Shout! é um grupo formado por 12 cantores, acompanhados por três músicos, que através da sua música transmitem toda a energia e alegria do Gospel.
O Cine-teatro Constantino Nery habituou o seu público a uma programação regular e intensa com espectáculos de grande qualidade e de diferentes naturezas, cabendo no mesmo palco a música clássica, o teatro, a dança, o jazz, entre outros. Na noite do dia 3 de Dezembro, sábado, a plateia encheu-se para assistir a um concerto de Gospel. E os Shout não defraudaram as expectativas. O resultado final foi de grande satisfação para um público que entoou muitas das canções, captando a energia positiva que emana deste estilo musical tão característico e tão bem representado pelos Shout!
Shout! é um grupo formado por 12 cantores, acompanhados por três músicos, que através da sua música transmitem toda a energia e alegria do Gospel. O Coro Shout foi criado em Maio de 1995 para acompanhar a cantora Sara Tavares no seu primeiro trabalho, tendo resultado no lançamento de “Escolhas”, o primeiro álbum em Portugal com um registo de sonoridade Gospel.
Quatro anos depois, o Coro foi convidado pelos Santos & Pecadores para gravar três temas do álbum ‘Voar’ e interpretar três músicas da Disney na edição da Super Model Of The World Portuguesa, produzida por Teresa Guilherme.
Em 2002 surge finalmente o primeiro disco de originais aguardado há muito por todos. Intitulado “Human Faith”, o cd reflecte bem a fé do Grupo que sempre acreditou que seria possível editar este álbum.
Única referência Gospel no panorama musical da altura, os Shout!, com um orçamento reduzido e sem qualquer apoio de editoras, lançaram, sem qualquer pretensão, um disco 100% Gospel na sua essência, mas numa linha musical mais New Gospel. Apesar de as influências do Gospel tradicional estarem bastante presentes, misturam-se outros estilos como o funk, o soul ou mesmo o pop.
A primeira edição do disco revelou-se um sucesso, tendo esgotado de imediato, para além de ter recebido airplay em várias rádios assim como na televisão, nomeadamente na Telenovela da SIC, “Fúria de Viver”. Pela primeira vez um grupo cristão obteve a atenção desejada por parte do mercado, tendo os seus discos sido distribuídos nas lojas FNAC, Valentim de Carvalho e Sonae.
Ainda em 2002 os Shout! participaram numa faixa do disco “Cabeças no Ar”, lançado por Rui Veloso, João Gil, Tim e Jorge Palma. Em Dezembro do mesmo ano lançaram um disco de Natal – “SHOUT! NATAL “- com a participação especial de Nuno Guerreiro e Olavo Bilac. O disco foi considerado pela crítica como um dos mais belos discos de Natal lançados em 2002.
2006 foi o ano de introspecção e reestruturação dos Shout!. Novos projectos profissionais traduziram-se em alterações no management e em alguns elementos da banda, que resultaram no aparecimento pontual ao público.
O ano de 2007 foi definitivamente um marco na história do grupo ao realizar um grandioso espectáculo de comemoração do seu 12º Aniversário, na Quinta da Encosta. Os muitos artistas convidados entre os quais Sara Tavares, Lúcia Moniz, Tó Cruz, Daniel Nascimento e Sérgio Rosado, fizeram desta uma celebração memorável.
Em 2008 os espectáculos sucedem-se e uma vez mais surge uma participação num álbum, desta feita do rapper Boss AC, interpretando um tema composto por Tó Cruz.
Durante este ano, os Shout! participam como convidados, juntamente com Sara Tavares numa série de concertos de João Gil, no âmbito do seu novo projecto a solo e lançamento do respectivo álbum.
O reconhecimento público chega uns meses mais tarde quando a Central FM Rádio Clube de Leiria atribui, pela primeira vez, o Troféu Melhor Grupo de Gospel na sua gala anual. Os Shout! receberam este prémio e actuaram no Auditório Paulo VI, em Fátima, ao lado de outros nomes como Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, David Fonseca, Mafalda Veiga, Nicolau Breyner, etc.
Conteúdo atualizado em5 de dezembro de 2011às 17:25
