Os Piratas já desembarcaram e mais divertidos do que nunca
O bom tempo aliou-se ao programa da recriação histórica “Os Piratas”. Além de música, visitas guiadas ao Forte Nossa Senhora das Neves, dança, artesanato e gastronomia, S. Pedro ajudou e a noite de festa movimentou milhares de pessoas logo no primeiro dia deste evento organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
O primeiro dia ficou marcado pelo lançamento do livro “Os Piratas nas Festas de Matosinhos” da autoria do historiador Joel Cleto, com a presença do autor. Presente esteve também o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Ernesto é o nome da personagem do livro. Com mais de 600 anos, as Festas do Senhor de Matosinhos estão associadas aos ataques dos piratas. Por causa dos roubos e raptos de mareantes e pescadores (e dos prejuízos para as famílias), Matosinhos obteve em 1621 a autorização real para realizar uma grande feira, franca, durante o período que durasse as Festas ao Senhor de Matosinhos. Uma tradição que se mantém até aos nossos dias.
Mais à noite, foram os pregões das peixeiras no mercado do cais que chamaram a atenção para a azáfama que por ali ocorria. Seguiu-se a animação pelos mareantes e pescadores do porto de abrigo.
Curioso foi também o passeio de cortesãos e aristocratas na charrete real pelo recinto, interagindo com os visitantes.
Quem não resistiu a participar nesta aventura foi a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. Luísa Salgueiro fez questão de percorrer o recinto, de contactar com muitos dos artesãos e figurantes, e de assistir a algumas das exibições. Presentes estiveram ainda o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o Presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
A animação prossegue hoje junto ao Forte Nossa Senhora das Neves. Consulte o mapa do recinto, no programa, para saber o local exato onde irão decorrer as várias atividades.
Do programa recheado para hoje, salientamos a demonstração, pelas 20h30, da arte de amanhar o peixe por pescadores de Matosinhos e de Leça da Palmeira, na zona destinada ao mercado no recinto. Quem preferir dança, saiba que, pelas 22h30, terá lugar o Grandioso Baile de Máscaras da fidalguia parisiense de “vacances” em Leça da Palmeira. Logo depois, pelas 23h00, assista à recriação de um combate quinhentista nas águas e praias de Matosinhos junto ao porto de abrigo e ao Forte Nossa Senhora das Neves.
Aqui fica uma sugestão para uma noite de sábado diferente, em família ou com amigos, mas com diversão garantida!
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
