Dia Mundial da Poupança assinalado com lançamento de projeto de Educação Financeira nas escolas
Matosinhos assinalou o Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, com a participação no lançamento da 8.ª edição do projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM).
A cerimónia, aberta a todos os municípios que participam neste projeto, contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, António Correia Pinto, alguns elementos da autarquia e 16 professores de escolas do concelho de Matosinhos.
A sessão de apresentação do projeto foi presidida por Maria Amélia Cupertino de Miranda, e contou com as intervenções da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Primeiro Secretário da Comissão Executiva da AMP (Área Metropolitana do Porto), Lino Ferreira, e do Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP, Rui Serôdio.
Partindo de um problema geral da sociedade, a iliteracia financeira, o projeto “No Poupar Está o Ganho” tem como missão criar uma nova geração de consumidores e desenvolver competências que permitam responder de forma correta a situações do dia-a-dia que envolvem decisões financeiras. A forma de conseguir este propósito é através da educação financeira nas escolas, proporcionando os recursos pedagógicos necessários à sua implementação.
A ação visa transmitir aos alunos conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis.
A literacia financeira é entendida neste projeto como uma forma de inclusão social contando com parceiros fortes na validação dos seus conteúdos científicos, de que é exemplo, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Saliente-se ainda que este projeto nasce da experiência adquirida pela Fundação António Cupertino de Miranda com o Museu do Papel Moeda.
Em Matosinhos, este é já o terceiro ano letivo que as escolas estão envolvidas neste projeto, inicialmente apoiado pela AMP. A Câmara Municipal de Matosinhos apoia, este ano, a participação de 12 turmas do 1º ciclo do ensino básico. Os professores envolvidos nesta ação tiveram no decorrer do dia formação sobre o projeto, bem como foram marcadas visitas dos alunos ao Museu do Papel Moeda.
Refira-se, por fim, que “No Poupar está o ganho” vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e dá resposta à necessidade de formação sentida pelos professores que, desde o ano passado, viram a educação financeira ser incluída no âmbito do curriculum nacional.
Este é um projeto desenvolvido em diversos contextos: no Museu do Papel Moeda, na Escola, em contexto familiar e online, pelo que inclui formação aos professores, visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de e-learning, tanto para os professores como para os alunos inscritos, que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação online, fichas didáticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, entre outros recursos.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
