Homenagem ao ativista e prémio Nobel da Paz decorre na Praia do Aterro
O legado de Nelson Mandela está a ser lembrado num evento único de cariz solidário, que decorre até amanhã em Matosinhos, mais concretamente na Praia do Aterro, e que conta com o apoio da Câmara Municipal.
“Nelson Mandela Music Tribute” junta no palco vários artistas nacionais e internacionais, que pretendem homenagear Nelson Mandela no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.
Mandela faleceu, aos 95 anos, a 5 de dezembro de 2013. Advogado, ativista dos direitos humanos, Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. Esteve preso quase 30 anos pela sua luta contra o regime apartheid da África do Sul. Recebeu em 1993 o Prémio Nobel da Paz.
O primeiro dia do evento ficou marcado por atuações muito marcantes e contou, de resto, com a presença da Embaixadora da África do Sul, Mmamokwena Gaoretelelwe, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, entre outras personalidades.
O espetáculo abriu com Cecilia Krull, cantora espanhola que dá voz ao genérico da série “La Casa de Papel” da Netflix, seguindo-se os Calema que aqueceram o público com os seus ritmos africanos.
O recinto encheu-se de gente para ver e ouvir o músico, compositor e cantor romântico espanhol Pablo Alborán que, entre os vários sucessos, interpretou para satisfação dos fãs portugueses a canção “Perdoname”, desta vez sem a participação da fadista Carminho.
Seguiu-se a atuação do irlandês Bob Geldof, que Luísa Salgueiro fez questão de receber em Matosinhos.
O músico e ativista nomeado para o Prémio Nobel da Paz, e responsável pela realização do maior evento solidário a nível mundial- o Live Aid- recordou alguns temas da sua antiga banda Boomtown Rats e outros da sua carreira a solo.
Bob Geldof dedicou ainda a Nelson Mandela o tema “Redemption Song” de Bob Marley.
De seguida, a banda britânica de indie rock Kaiser Chiefs trouxe à praia do Aterro alguns dos êxitos dos seus seis álbuns já lançados e muita energia em palco.
A primeira noite do Nelson Mandela Music Tribute terminou com a atuação do produtor e DJ Martin Garrix.
O evento prossegue hoje. Pelo palco, até amanhã, irão passar nomes como Steven Tyler (Aerosmith) & The Loving Mary Band (convidado especial o guitarrista português Nuno Bettencourt, Youssou N’ Dour, Gabriel o Pensador, Pablo Milanés, Rui Veloso, Jimmy P, Soweto Gospel Choir, entre muitos outros.
75% do valor das receitas revertem a favor da Fundação Nelson Mandela, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, focada no diálogo e no apoio aos direitos, bem como no legado da memória e do trabalho do seu fundador Nelson Mandela.
Os restantes 25% destinam-se a apoiar instituições de solidariedade social portuguesas, entre as quais a Apela -- Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Para bilhetes, horários e mais informações sobre o evento aceda a http://nelsonmandelatribute.com/pt/
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
