Comemorações dos 50 anos da embarcação incluem atracagem no Porto de Leixões.
A 8 de fevereiro de 1962, Navio- Escola Sagres içou, pela primeira vez, a bandeira portuguesa.
Construído em 1937, nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, numa encomenda da Marinha Alemã, o navio acabou por ser entregue aos Estados Unidos entre os despojos da Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, a embarcação foi cedida à Marinha do Brasil.
Em 1961, o navio foi adquirido pela Marinha Portuguesa ao Brasil. Oriundo do Rio de Janeiro, chegou a Lisboa a 23 de Junho de 1962, depois de ter feito escalas no Recife, Mindelo e Funchal. Desde então, o Navio Escola Sagres tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval.
É um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca.
A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval.
Além da missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.
A atual viagem de instrução- a 59ª- iniciou na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a 7 de Julho, e terminará a 7 de Agosto.
A guarnição é composta por 128 militares, 48 cadetes da Escola Naval e 18 cadetes e jovens oficiais estrangeiros da Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados unidos, Itália, Marrocos, Moçambique, Polónia, Reino Unido, Tunísia, Turquia e Uruguai.
A partir de hoje, 3 de Agosto, e até à próxima segunda-feira, o Navio Escola Sagres está atracado no Porto de Leixões para que possa ser visitado pela população.
As previsões iniciais apontavam para 75 mil visitantes. Todavia, até ao momento, 96 mil pessoas passaram pelo navio, número que deverá aumentar substancialmente com a passagem pelo Porto de Leixões.
Esta manhã, uma comitiva liderada pelo Capitão-de-fragata Luís Nuno da Cunha Sardinha Monteiro foi recebida pela Vereador da Cultura, Fernando Rocha, na Câmara Municipal de Matosinhos, que retribuiu o gesto com uma visita ao navio.
O navio está aberto a visitas nos seguintes horários: sexta-feira, 3 de Agosto: 14h00-23h00 sábado, 4 de agosto: 10h00- 14h30 domingo, 5 de agosto: 10h00- 23h00