Presidente da Câmara apela ao sentido de responsabilidade dos novos inquilinos.
Na cerimónia de entrega das chaves das habitações, que decorreu hoje, dia 28 de Novembro, o Dr. Guilherme Pinto deixou uma mensagem aos novos inquilinos lembrando a importância de preservar as suas casas, dado que a gestão e manutenção do parque habitacional, da responsabilidade da Matosinhos Habit, representa um elevado investimento.
“Por cada casa que estamos aqui a entregar, há 10 pedidos que ficam de fora. Espero que tenham consciência desta oportunidade única que a Câmara de Matosinhos, através da Matosinhos Habit, está a dar-vos. Façam-me o favor de cuidar bem da vossa casa. Espero que deixem de precisar das habitações da Câmara o mais depressa possível, porque é bom sinal. É sinal de que a vossa vida melhorou e que podemos ajudar outras pessoas necessitadas”, sublinhou.
O Presidente da Autarquia apelou ainda ao sentido de responsabilidade dos novos inquilinos da Matosinhos Habit, nomeadamente na hora de cumprir o pagamento mensal da renda: “Temos 4.200 arrendatários. Não é justo uns pagarem e outros não. Além do mais, a vossa renda é calculada em função do vosso rendimento. Não há razão para não pagarem renda”.
Para 30 famílias, o Natal chegou mais cedo. Das habitações agora entregues (15- T1,10- T2 e 5-T3), oito são novas e integram o Conjunto Habitacional de S. Gens II (2ª fase). As restantes localizam-se nos Conjuntos Habitacionais da Seara, Biquinha, Sendim, Guarda, Laranjeiras, Caixa Têxtil, Gatões, Farrapas, Carcavelos, Moalde e Estádio do Mar III.
O Dr. Guilherme Pinto chamou também a atenção para a importância de “participar na vida da vossa comunidade”. “Tentem fazer uma boa vizinhança para que todos tenham um bom sítio para viver”, concluiu.
Nos últimos seis anos, o Executivo manteve a aposta na reabilitação do parque habitacional, através do recurso ao financiamento do PROHABITA para recuperar os conjuntos habitacionais antigos e mais degradados, adaptando-os às novas necessidades. Aliás, por diversas vezes, o Presidente da Câmara de Matosinhos afirmou que “o tempo de construção dos grandes conjuntos habitacionais já passou”. A Autarquia privilegia a construção de pequenos núcleos habitacionais perfeitamente integrados no tecido urbano.
A cerimónia de entrega das chaves contou com a presença da Administradora da Matosinhos Habit, Eng. Olga Maia, e dos presidentes de junta de freguesia de Matosinhos, António Parada, de Custóias, José Tunes, de Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e de Guifões, Carmim Cabo.