
Em tempo de pandemia o Natal também tem brilho
Ontem, pelas 18h00, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, carregou no botão para acender as tradicionais iluminações de Natal.
Ao contrário do que é habitual, a cerimónia simbólica de inauguração das iluminações natalícias não aconteceu junto ao Edifício dos Paços do Concelho, mas sim na Rua Brito Capelo, em frente ao Edifício da antiga Câmara, num momento que contou, também, com a presença do Vice-presidente, Fernando Rocha, e dos vereadores Ângela Miranda, Valentim Campos e José Pedro Rodrigues
Assumindo um papel importante na estratégia de dinamização da economia local do município de Matosinhos as iluminações de Natal foram instaladas este ano em cerca de 90 locais espalhados por todo o concelho com presença em todas as freguesias.
A iluminação de edifícios emblemáticos como é o caso do Mercado de Matosinhos e das igrejas situadas nas várias freguesias, foi desenvolvida de modo a valorizar e evidenciar as respetivas características arquitetónicas. Procurou-se, também, privilegiar a iluminação de árvores naturais, destacando desta forma não só património edificado como o património natural integrado na paisagem urbana do município: ao todo foram iluminadas 319 árvores naturais em vários pontos do município.
Destaque, este ano, para a zona envolvente da Rotunda da Praça do Salvador, conhecida por Rotunda da Anémona, que foi decorada com 23 peças luminosas que trazem uma nova luz a uma das mais emblemáticas entradas no município, num convite reforçado para entrar e comprar numa das mais tradicionais zonas de concentração de comércio tradicional de Matosinhos.
Mas para além da iluminação foi desenvolvido, como habitual, um programa de dinamização da economia local, concebido para aumentar a atratividade e potenciar o fluxo de público nos principais locais de comércio tradicional do município.
As ações serão de continuidade com os últimos anos, mas adaptadas às novas exigências impostas pelo atual contexto de pandemia.
A realização de Concursos de montras e de sorteio de vales de compras, a ilustração de montras de estabelecimentos comerciais, a decoração com passadeira vermelha e a animação musical da Rua Brito Capelo, entre outras iniciativas, serão implementadas visando a estimulação da utilização do comércio tradicional de Matosinhos de forma festiva e segura.
Refira-se que a Autarquia tomou a decisão de cancelar as iniciativas de Natal e Ano Novo que implicavam aglomerações de pessoas, tais como espetáculos, concertos, fogo de artifício e a tradicional instalação de luz e som em frente aos paços do concelho. A verba poupada, de cerca de 150 mil euros, está a ser canalizada para o "Fundo de Emergência Municipal - Empresas" e servirá para apoiar os pequenos estabelecimentos comerciais do concelho.
