Empresa de Matosinhos integra a “Sustainable Oceans Business Platform”
A adesão do CEiiA - Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel à “Sustainable Oceans Business Platform” das Nações Unidas acontece hoje, 25 de setembro, em Nova Iorque, na Assembleia Geral da Nações Unidas, numa sessão que contará com a presença da Ministra do Mar portuguesa, Ana Paula Vitorino.
O CEiiA foi convidado pelo United Nations Global Compact das Nações Unidas a integrar a “Sustainable Oceans Business Platform” sendo a entidade portuguesa convidada, entre muitas outras no mundo, para integrar esta plataforma de trabalho das Nações Unidas.
Através desta plataforma, foram desafiadas um conjunto de entidades a criar uma agenda de mudança ambiciosa em torno do tratamento dos oceanos com uma linha de trabalho desenvolvida com a consciência da urgência do tema e tendo em conta as ambições delineadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para tal, foram contactadas cerca de 50 entidades em todo o mundo (empresas, universidades, ONGs e Governos) que integram alguns dos principais pensadores nesta área. A representação maior na plataforma é de entidades da Noruega, do Japão, e França, embora todas elas relacionadas com o transporte marítimo, Oil & Gas e Fundos de investimento.
Esta é uma iniciativa que pretende desenvolver princípios, metodologias e projetos tecnológicos e sociais que mitiguem os riscos e ameaças que hoje se associam aos oceanos, como é o caso da sobre-pesca, do lixo marinho e da acidificação, problemas que colocaram a saúde dos oceanos do mundo num estado muito frágil.
O convite lançado ao CEiiA surge no seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área do mar/espaço por esta empresa sediada em Matosinhos (e que com a Câmara tem vindo a colaborar numa série de projetos), que conta já com reconhecimento nacional e internacional, mas, também, porque o CEiiA é uma referência na área da mobilidade sustentável, nomeadamente na recolha de dados, assim como na quantificação em tempo real do CO2 evitado na mobilidade para as Nações Unidas.
O trabalho do CEiiA, no âmbito desta plataforma, estará muito focado no desenvolvimento, com parceiros internacionais, de novas tecnologias que permitam a recolha e tratamento de dados sobre oceanos, cruzando a dimensão do mar com a dimensão do espaço.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
