Música de Joly Braga Santos no Teatro Municipal de Matosinhos
A música clássica regressou este sábado a Matosinhos e ao Teatro Municipal Constantino Nery.
Inserido no programa da temporada de música clássica para 2019, o teatro municipal recebeu no seu palco o projeto Musicamera, um espetáculo com a interpretação de várias obras de Joly Braga Santos, nomeadamente, Aria a tre op. 62 (1984) para Clarinete, Viola e Piano; Improviso, op. 70 (1988) para Clarinete e Piano; Adagio e Scherzino (1956) Quinteto de Sopros; Peça para Flauta e Piano; Peça para Fagote e Piano (1946); e Suite para Instrumentos de Metal (1985) Septeto de Metais.
O concerto da série “Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos” contou com a participação de Olga Prats (piano), Leonor Braga Santos (viola), António Saiote (clarinete), Nuno Ivo Cruz (flauta), Ricardo Lopes (oboé), Carolino Carreira (fagote), Paulo Guerreiro (trompa), Jorge Almeida (trompete), António Quítalo (trompete), Pedro Monteiro (trompete), Jarrett Buttler (trombone), Vítor Faria (trombone) e Ilídio Massacote (tuba).
Joly Braga Santos (Lisboa, 1924 - Lisboa, 1988) é uma das principais figuras da música portuguesa do século XX. Sinfonista fecundo e inspirado, chefe de orquestra, diretor de gravação da RDP, crítico musical e pedagogo, a sua ação multiforme foi um fator impulsionador da atividade musical da sua época e a sua obra de compositor estará para sempre considerada entre as grandes realizações artísticas de matriz autoral portuguesa.
Estreado em novembro de 2017 no CCB este projeto continua a percorrer o país. A grande Música de Joly Braga Santos merece o esforço. Ela é a prova viva da importância da Música de Câmara como fator gerador de conteúdos que definem a memória coletiva de um país.
Recorde-se que este concerto integra o programa de música erudita da Câmara Municipal de Matosinhos, Música em Matosinhos, que há mais de uma década procura descentralizar e democratizar o acesso e a fruição da música clássica.
Próximo concerto da Temporada de Música Clássica para 2019:
Quarteto de Cordas de Matosinhos
23 de novembro – 21h30
Igreja de S. Mamede de Infesta
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
