Dia 4 de março às 21h30 no Cine-Teatro Constantino Nery.
Em ano de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, o programa de música clássica da Câmara Municipal de Matosinhos contará com dois novos ciclos temáticos, para além da digressão do Quarteto de Cordas de Matosinhos pelas igrejas paroquiais do concelho. O primeiro ciclo a arrancar, dedicado à música para piano, começa na próxima sexta-feira, 4 de março, com um concerto do jovem pianista matosinhense Bernardo Pinhal no Cine-Teatro Constantino Nery.
O programa do concerto, marcado para as 21h30, será composto por “Le Tombeau de Couperin”, que Maurice Ravel compôs entre 1914 e 1917 e que dedicou a um amigo morto durante a I Guerra Mundial; e por “Sonata nº 8, em Si bemol maior, op. 84”, de Serguei Prokofiev, escrita durante a II Grande Guerra, entre 1939 e 1944, e considerada uma das mais contemplativas obras que Prokofiev escreveu, acentuado o lado nostálgico do sentimento vivido ao longo dos anos retratados nesta sonata de guerra.
Bernardo Pinhal tem 26 anos e venceu já inúmeros prémios nacionais e internacionais desde que, aos 5 anos, começou a tocar piano na Escola de Música de Leça da Palmeira. Estudou depois com Miguel Borges Coelho e, em Madrid, com mestre russo Dmitri Bashkirov, tendo aberto também, em 2015, o ciclo de piano EDP na Sala Suggia da Casa da Música do Porto.
O Ciclo de Piano da temporada 2016 do programa Música em Matosinhos trará ao Cine-Teatro Constantino Nery um conjunto de intérpretes notáveis, entre os quais se incluem Pedro Burmester, Mário Laginha e António Rosado.