Jorge Moyano interpretou obras de Liszt, Schumann e Chopin.
O Cine-teatro Constantino Nery foi ontem, dia 3 de Fevereiro, de um concerto de música clássica protagonizado por Jorge Moyano.
Nascido em 1951, Jorge Moyano iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1968, concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe da Profª Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel, Claude Helfer, entre outros.
Entretanto, em 1974 terminou o curso de Engenharia Civil, e somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música.
Detentor de diversos prémios nacionais, Jorge Moyano exerce actualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa e mantém simultaneamente actividade como concertista. Nessa qualidade, já participou nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém, nos ciclos de concertos comentados pelo Maestro José Atalaya “Música em diálogo” e ainda em diversos festivais – Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron , entre muitos outros.
Jorge Moyano participou regularmente na Folle Journée em Nantes e em Tóquio e na Festa da Música em Lisboa. Também tem actuado com variadas orquestras – Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, Ensemble Musica Viva e Virtuosi di Kuhmo, etc., tendo-se ainda apresentado no estrangeiro, em países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá e Tunísia.
Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota, Cidade do Porto e Jovens Músicos da Comunidade Europeia.
Jorge Moyano já editou um CD com obras de Schumann. Aliás, no Cine-teatro Constantino Nery, a primeira parte do espectáculo foi dedicada às obras de Franz Liszt e de Robert Alexander Schumann, enquanto a música de Frédéric Chopin concluiu o espectáculo.