Em plena quadra natalícia, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos encheu-se de gente para assistir a mais um grande concerto de música clássica.
Depois do Quarteto de Cordas de Matosinhos, no sábado à noite foi a vez do Coro e Orquestra da Escola de Música Óscar da Silva protagonizarem um espetáculo inesquecível.
A atuação, integrada na programação para 2016 da Música em Matosinhos, foi integralmente dedicada à “Messa breve e facile in onore di S. Luigi Gonzaga, op.75”, um tema de 1905, composto pelo veneziano Oreste Ravanello. Tendo iniciado a carreira como organista da Catedral de San Marco, Ravanello compôs sobretudo temas litúrgicos, sendo considerado um dos mais influentes compositores do seu tempo no que respeita aos concertos para órgão. A “Messa breve e facile in onore di S. Luigi Gonzaga, op.75” foi composta durante o período em que Ravanello foi diretor da capela musical da Basílica de Pádua.
Para quem gosta de música clássica, saiba que, depois do périplo pelas igrejas paroquiais, o Quarteto de Cordas de Matosinhos regressa ao palco já depois do Natal. No dia 27 de dezembro, pelas 19h30, apresenta-se na Casa da Música, no Porto, com a interpretação das peças “Quarteto de Cordas em Mib Maior, op.33 nº2”, de Joseph Haydn, “Monumentum, op.38”, de Nuno Corte-Real, e “Quarteto de cordas op.92, nº2”, de Sergey Prokofiev.