
Ontem, dia 4 de Fevereiro, pelas 21.30 horas, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu mais um concerto do pianista António Rosado, marcando assim o término da temporada de 2009 da Música Clássica em Matosinhos. Uma arreliadora lesão do pianista, em meados do ano passado, fez então adiar para esta data este concerto que inclui obras de J. S. Bach, Béla Bartok e Maurice Ravel.
Entretanto arrancou já a temporada de 2010, ano em que, um pouco por todo o mundo, se comemoram os bicentenários de Fréderic Chopin (1810-1849) e Robert Schumann (1810-1856). A Câmara Municipal de Matosinhos assinalará tal efeméride com um ciclo de piano a cargo de Jorge Moyano de 1 e 25 de Março, e de 13 de Maio a 18 de Junho. Nestes recitais, que decorrerão no Salão Nobre dos Paços do Concelho (os dois primeiros) e no Cine-Teatro Municipal Constantino Nery, serão tocadas algumas das mais famosas peças para piano destes compositores.
Mas também Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig Van Beethoven (1770-1827) estarão em destaque na programação deste ano em Matosinhos. Deste último serão executados alguns dos seus quartetos ao longo da programação anual do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Recorde-se que este Quarteto, criado pela autarquia em 2007, é um projecto pioneiro a nível nacional, tendo resultado de um concurso público promovido pela Câmara Municipal que, desde então, assegura uma programação regular deste agrupamento musical, com a apresentação no mínimo de um concerto mensal. Durante 2010 o Quarteto de Cordas de Matosinhos actua a 25 de Fevereiro e 11 de Março no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e a 22 de Abril, 27 de Maio e 30 de Junho no Cine Teatro Municipal Constantino Nery. O Quarteto apresentar-se-á igualmente em concertos mensais a decorrer entre Setembro e Dezembro, em datas a anunciar posteriormente.
Da programação regular do Quarteto de Cordas de Matosinhos destaca-se também, nos concertos de 22 de Abril e de 27 de Maio, o facto de serem apresentadas em estreia mundial duas peças encomendadas respectivamente a Nuno Corte-Real e Álvaro Salazar.
Recorde-se que a autarquia de Matosinhos possui há já longos anos uma política coerente e continuada de encomenda de obras a compositores nacionais, possuindo um catálogo com perto de meia centena de peças de mais de 20 compositores.
Relativamente a Mozart, um dos pontos altos da programação será exactamente a realização de dois concertos com obras deste compositor, reunindo o pianista António Rosado com a Orquestra Nacional do Porto nos dias 17 de Setembro e 12 de Novembro no Cine Teatro Municipal Constantino Nery. Na primeira destas exibições será possível escutar os Concertos de Piano para Orquestra nº21 e nº24, bem assim como a Sinfonia nº40. Na seguinte serão executados os Concerto em Ré Menor 466 e a Sinfonia nº39. Neste mesmo concerto, em 12 de Novembro, proceder-se-á também à estreia mundial de uma obra de Daniel Martinho, actual compositor residente da Casa da Música.
Entretanto, e em resultado de uma candidatura apresentada e aprovada no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), que reuniu como parceiros o Cine Teatro Municipal Constantino Nery (Matosinhos), a Companhia de Teatro de Almada, o Teatro Circo de Braga, a Câmara Municipal de Olhão, e o Teatro Municipal de Aveiro, a programação da música erudita em Matosinhos, em 2010, incluirá também a apresentação, em data a indicar no segundo semestre, da ópera “La Traviata” de Giuseppe Verdi. Sob a direcção musical de Sérgio Kulman, este espectáculo envolverá mais de 80 artistas da Companhia Estúdio Lirico de Madrid, incluindo os cantores Olga Formichova, Chantel Garcia e Johana Simón. A música estará a cargo da Orquestra Sinfónica do Palácio da Música de Kiev.
Dentro desta mesma parceria, e procurando ainda assinalar os bicentenários de Chopin e Schumann, serão também realizados ao longo do primeiro semestre um recital de piano por António Maria Cartaxo, com obras daqueles compositores, um concerto de Música de Câmara pelo Quarteto com Piano de Moscovo, e um ciclo de palestras de António Cartaxo ilustradas com música. Particular destaque merecerá um Concerto pela Orquestra Divino Sospiro que executará obras de Schumann e Chopin utilizando instrumentos antigos. Para tal serão contratados vários intérpretes vindos do estrangeiro.
Durante 2010 a autarquia de Matosinhos vai prosseguir, também, a sua política de edição de CD’s de música erudita. Possuindo já uma dezena de títulos, sendo o mais recente, editado em 2009, o resultado do projecto “Cosmolodias” de Mário Laginha e João Borges, o catálogo da Câmara Municipal inclui nomes como os dos compositores Fernando Lopes Graça, Jorge Peixinho, Cândido Lima, Óscar da Silva, Enrico Carrapatoso, João Pedro Oliveira, Fernando Lapa, Carlos Azevedo, ou António Chagas Rosa. Durante 2010 iniciar-se-ão as gravações de algumas das peças encomendadas pela Autarquia, executadas pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.

