O Cine-Teatro Constantino Nery acolheu na passada noite de 7 de Julho, pelas 21H30, um concerto de música barroca, designado “Harmonia Eterna”.
“Harmonia Eterna” é um conjunto instrumental e vocal composto por um grupo de músicos que se dividem em instrumentistas: Mª de Lourdes Alves (cravo), Carolina Ferreira (Flauta), Anna Gonera (viola de arco), Dominika Miecznikowska (violoncelo), Maria Miecznikowska e Vânia Rodet (violino); e vocalistas: Miguel Leitão (Tenor), Job Tomé (Barítomo), Marta Santos (Soprano) e Sara Amorim (Contralto).
No concerto da passada noite, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, estes músicos presentearam o público do Teatro Municipal de Matosinhos com obras dos compositores J. S. Bach e Pedro António Avondano.
Estes músicos deram vida a uma obra pouco escutada e praticamente desconhecida, designada a Cantata do Café – Kaffee Kantate. É uma das raras obras profanas de Bach onde o autor, num tom brejeiro, aborda o tema do café ainda pouco disseminado. Esta cantata foi escrita entre 1732 e 1734 para uma das soirées musicais no Café Zimmermann. O “Collegium Musicum”, agrupamento que Bach dirigia na época, realizava todas as semanas concertos no referido café, que foi destruído nos bombardeamentos da segunda guerra mundial.
No que concerne à música do compositor português Pedro António Avondano, também representada neste concerto, é possível dizer que este integrou a Orquestra da Real Câmara. A sua produção musical é constituída por sonatas tocadas para cravo, compôs músicas religiosas e profanas. Foi o mais importante compositor de música instrumental em Portugal na segunda metade do século XVIII.
Mais um momento de excelência no Cine-Teatro Constantino Nery integrado na temporada – Música Clássica 2011.