No dia 6 de Março, o Museu da Quinta de Santiago fez uma visita ao Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, com o objectivo de captar o interesse das reclusas para o património museológico do concelho, assim como promover a construção/criação de peças tendo como temática o Museu.
No dia 6 de Março, e com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Museu da Quinta de Santiago fez uma visita ao Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, com o objectivo de captar o interesse das reclusas para o património museológico do concelho, assim como promover a construção/criação de peças tendo como temática o Museu.
Os serviços educativos da Câmara Municipal de Matosinhos têm, assim, mais uma das suas habituais e correntes actividades de divulgação, fora de portas, do Museu da Quinta de Santiago e da MUMA – Rede de Museus de Matosinhos.
Neste caso, o público-alvo revestia-se de características interessantes: reclusas do Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, envolvendo-as na produção de peças que foram por elas confeccionadas para a loja do Museu da Quinta de Santiago e que serão, mais tarde, vendidas aquando da reabertura do Museu, prevista para esta Primavera.
Nesta visita foi apresentada uma Rábula Teatral de descoberta da Rede de Museus de Matosinhos.
«Dois personagens descobrem a máquina do tempo e visitam o séc. XXI. Tendo como hábito almoçar às 11 horas e jantar às 6, Gervásio e Rosa Maria estranham os tempos de hoje, onde as criadas não usam avental de linho e os cocheiros foram substituídos por mecânicos, uns senhores que tratam carroçarias com formas muito esquisitas e que deitam bafos sem terem focinho.
Na incursão por Matosinhos, terra natal de Rosa Maria, eles descobrem a MUMA, Rede de Museus de Matosinhos. Ali reencontram o antigo e o moderno, do seu tempo e de outros. São 10 Museus tão únicos que Rosa Maria, depois de os conhecer, disse logo que uii, uii, isto é chique chique a valer!
Assim se exclamou, assim se pensou : tanto museu e tanta gente sem saber deles. E aqui os nossos personagens descobriram a tarefa deste tempo: fazê-los conhecer.»