Múltiplas atividades para a família na celebração do 21.º aniversário
O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, festejou o seu 21º aniversário e data foi assinalada pela realização duma série de atividades em família que decorreram no passado domingo, dia 2 de abril.
Em dia de festa, o serviço educativo do museu convidou as famílias à participação ativa em cinco sessões experimentais e lúdicas, onde a fruição individual dos sentidos teve como objetivo a perceção da memória. E foram cerca de uma centena de pessoas que se quiseram associar ao aniversário deste espaço museológico do concelho participando nas várias atividades programadas.
O ser humano possui os mecanismos naturais da comunicação, responsáveis pelas sensações e perceção com o ambiente envolvente, e foi a partir delas que o museu foi experimentado de uma forma diferente.
Por fim, o convite à fruição do museu foi ainda mais longe com a realização de uma visita heterónima com um convidado muito especial, ou melhor, vários convidados. As personagens de D. João Santiago, Gervásio, Arq.º Nicola Bigaglia e Dinis Maria foram alternando entre as salas do Museu, surpreendendo todos aqueles que acompanharam esta visita.
Em dia de aniversário, não podia faltar o bolo e os parabéns.
O Museu da Quinta de Santiago está inserido num edifício histórico, concluído presumivelmente em 1896, construído para residência da família Santiago de Carvalho e Sousa, com projeto do arquiteto italiano Nicola Bigaglia, sendo testemunha privilegiada das profundas transformações urbanísticas e sociais ocorridas na cidade de Matosinhos-Leça nos finais do séc. XIX e ao longo do séc. XX.
Integra, desde 2003, a Rede Portuguesa de Museus, e é um dos espaços museológicos fundadores da MuMa - Rede de Museu de Matosinhos.
Desde 2010, o espaço da Quinta de Santiago é constituído por 3 edifícios: o museu, composto por dois pisos musealizados, um dedicado à história local e social, sendo um exemplo das vivências de finais de séc. XIX e princípios do séc. XX, e outro com exposições de longa duração, com exibição de obras do acervo de arte da autarquia, o Espaço Irene Vilar, dotado de auditório polivalente e espaço de serviços educativos; e a Casa do Bosque, onde se encontra instalada a Cascata Gigante, com cerca de 15m2, uma reconstrução representativa da Leça de inícios do séc. XX, construída por José Moreira e doada ao Museu.
No amplo jardim que rodeia o Museu o visitante pode encontrar obras escultóricas de Siza Viera, Rui Anahory e Lagoa Henriques.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
