Apresentação do restauro das sedas adamascadas de dois salões da Quinta de Santiago.
O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, encerrou em 2007 para obras de conservação, restauro e reestruturação de espaços. As obras no edifício terminaram em 2009, altura em que o Museu da Quinta de Santiago reabriu ainda com algumas obras de restauro a decorrer.
No passado dia 20 de Novembro, os visitantes, entre os quais, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, puderam finalmente apreciar as sedas adamascadas que cobrem as paredes do Salão Luís XVI (estilo francês) e do Salão da Sala de Jantar (estilo holandês).
Executadas em Génova, Itália, as sedas reconstituem a visão original que o Arquitecto Nicola Bigaglia idealizou para a casa da Família Santiago de Carvalho e Souza. A par das sedas, também o Museu da Quinta de Santiago voltou a receber o mobiliário original.
Outra das novidades foi o regresso da Feira do Livro Municipal, onde é possível adquirir com 50% de desconto as edições da Câmara Municipal de Matosinhos, que conta já com cerca de uma centena de títulos, entre monografias, homenagens, catálogos e cd’s.
Patente no Museu da Quinta de Santiago até 31 de Janeiro está, além da exposição “100 Marés- Pintura e Desenho de Augusto Gomes”, a exposição “Arrastão” apresentada pelo Projecto Colector. Dirigido à promoção das artes visuais, o Colector reúne a intervenção de um colectivo artístico, que conta com artistas nacionais e internacionais - All Brain, Ana Efe, André Alves, Cláudia Lopes, João Bonito, Oswaldo Ruiz e Paula Naughton, e, como artista convidado Hugo Paquete.