
Painéis estão a ser recuperados pela Câmara de Matosinhos
Quem passa habitualmente pelo Parque 25 de Abril, em Matosinhos, reconhece os painéis de azulejos presentes nas imagens abaixo. Criado em 1996 por José Emídio, o conjunto de cinco painéis de cerâmica ocupa uma área total de cerca de 90 m2.
Os painéis retratam as histórias e as lendas da cidade. O Mercado Municipal de Matosinhos, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, os pescadores e as suas esposas são alguns dos motivos pintados por José Emídio.
Os painéis, por se encontrarem instalados “ao ar livre”, são alvo da natural degradação provocada pelas condições climatéricas. Todavia, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu requalificar o atual mural cerâmico de José Emídio. A intervenção está já a decorrer, e além dessa requalificação frontal, envolve a criação de novos motivos no lado oposto. No local esteve hoje o Vereador da Cultura da Autarquia, Fernando Rocha.
José Emídio, recorde-se, tem uma forte ligação a Matosinhos, terra onde nasceu a 7 de maio de 1956.
José Emídio é hoje um nome incontornável das artes plásticas nacionais, com obra espalhada por todo o país e exposições realizadas em vários pontos do território nacional. José Emídio assinou obras que decoram espaços públicos de concelhos, como Valpaços e Alfândega da Fé, Avanca, Oliveira de Azeméis, Vila Nova de Gaia ou São João da Madeira.
Foi presidente da direção da Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto e diretor da Cooperativa Árvore, exercendo atividade na área da gravura, serigrafia, cerâmica e ilustração. Desde 1978 que expõe individual e coletivamente em algumas das principais galerias e museus do país. Expôs também no estrangeiro, nomeadamente em França, no Brasil e em Itália.
O projeto «Histórias de Matosinhos», realizado entre 1994 e 1996, permitiu a realização de um álbum de 10 Litografias, um conjunto de 8 Aguarelas, 4 Óleos, um díptico, também a óleo, e ainda o mural de cerâmica, no Parque 25 de Abril.
No ano passado, José Emídio foi distinguido pela Câmara Municipal de Matosinhos, com a Medalha de Mérito Dourada, galardão entregue na cerimónia solene comemorativa do 25 de Abril.
Já este ano, a Galeria Municipal de Matosinhos, no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, acolheu a exposição antológica da obra de José Emídio “Voltar”.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
