“A smart project for Smart Cities” premiou Sistema de Gestão de Informação Ambiental.
Matosinhos foi um dos seis municípios galardoados ontem no Centro de Congressos de Lisboa, no âmbito da Green Business Week, a Semana Nacional para o Crescimento Verde, graças ao Sistema de Gestão de Informação Ambiental.
Trata-se de uma plataforma online onde estão concentradas todas as informações relativas aos dados ambientais de todo o concelho, permitindo criar uma visão e compreensão holística sobre o território do concelho de Matosinhos, tendo por base oito áreas temáticas: Água, Ar, Biodiversidade, Energia, Solos e Paisagem, Resíduos, Ruído e Educação Ambiental.
A plataforma permite gerar indicadores que são dependentes da localização geográfica. É possível obter dados em tempo real das diferentes estações de monitorização instaladas pelo concelho e detetar eventuais problemas no momento em que acontecem, possibilitando uma intervenção mais rápida e eficaz e com consequências menores para o ambiente e para as populações.
A valorização e qualificação ambiental e territorial do concelho de Matosinhos passam a estar suportadas num modelo de gestão integrador, dinâmico e tecnologicamente evoluído que permite a permanente disponibilização de informação sobre as várias componentes ambientais, contribuindo assim, para a monitorização permanente e objetiva das consequências associadas a uma tomada de decisão.
“A smart project for Smart Cities”, um projeto da Inteli que visa distinguir boas-práticas de inteligência urbana, reconheceu, nesta primeira edição-piloto, o trabalho desenvolvido por Águeda, Cascais, Guimarães, Matosinhos, Torres Vedras e Vila Nova de Gaia em áreas como iluminação pública, desmaterialização de processos administrativos, gestão da mobilidade, indicadores ambientais, simplificação de operações da recolha de resíduos.
Nesta fase inicial, foram elegíveis projetos dos 43 municípios membros da RENER Living Lab – Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes. Ao todo, foram contabilizadas 24 candidaturas, provenientes de 18 municípios.
Finda a edição-piloto deste projeto, segue-se o lançamento oficial da primeira edição, com a abertura de candidaturas prevista para junho, destinada a um público-alvo mais vasto, como empresas, cidadãos, cidades e universidades.