Jorge Lima/José Costa passaram ontem ao grupo de ouro dos Mundiais de 49er e 49er FX, que terminam no próximo Sábado 2 de Setembro, na Frente Atlântica do Porto e Matosinhos. A dupla nacional terminou a fase de qualificação na 7ª posição da geral.
Um dia espetacular para a prática da vela marcou o final da fase de qualificação dos Mundiais de 49er e 49er FX. A frota masculina completou 3 regatas, enquanto as senhoras realizaram 4 com o vento a soprar do quadrante Norte e 18 nós de intensidade.
Para Jorge Lima/José Costa, a melhor das tripulações portuguesas, o dia correu de feição e apuram-se para o grupo de ouro no 7º lugar da geral: “Foi um dia óptimo, fizemos 3º, 3º e 5º. Estavam condições duras, o vento subiu e o mar, no campo onde estávamos, era bastante agitado, mas temos treinado com estas condições e sentimo-nos confortáveis”, declara Jorge Lima.
Quanto às restantes duplas nacionais, Rodolfo Pires/Gonçalo Pires ocupam a 67ª posição e Francisco Maia/Afonso Maia são 78º da tabela classificativa.
Os actuais líderes do ranking mundial, os britânicos Dylan Fletcher-Scott/Stuart Bithell, estão na frente, seguidos dos espanhóis Diego Botín/Iago Lopez, dos alemães Justus Schmidt/Max Boehme, e dos também ingleses James Peters/Fynn Sterritt, todos em igualdade pontual.
Em 49er FX, as neozelandesas Alexandra Maloney/Molly Meech continuam no comando com 4 pontos de vantagem sobre as dinamarquesas Jena Mai Hansen/Katja Salskov-Iversen e 8 das brasileiras Martine Grael/Kahena Kunze.
A primeira regata de hoje está agendada paras 10h55m.