
A MuMa – Rede de Museus de Matosinhos e os seus museus associados celebraram, uma vez mais, o Dia Internacional dos Museus com uma programação vasta e diversificada.
No dia 18 de Maio comemorou-se o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), em 1978.
A 31ª edição desta efeméride esteve subordinada ao tema “Museus e Turismo” e foi festejada por museus em todo o mundo. Nesse sentido, O ICOM sugeriu o debate no âmbito da articulação do Turismo com os Museus, deixando no ar as seguintes questões: Qual a relação dos museus com o Turismo? Que benefícios pode trazer o turismo para as sociedades e para os museus que divulgam a sua identidade cultural?
A MuMa – Rede de Museus de Matosinhos e os seus museus associados celebraram, uma vez mais, o Dia Internacional dos Museus com uma programação vasta e diversificada.
Assim, pelas 15 horas, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença na reabertura oficial do Museu do Linho e do Milho e do Museu da Escola EB 2,3 de Lavra após obras de requalificação, patrocinadas pela autarquia. Trataram-se, sobretudo, de intervenções ao nível do tratamento e restauro de peças museológicas, renovação de conteúdos, grafismo e de equipamento museográfico.
Nesta data tão importante, foram também lançados vários materiais de divulgação e promoção da Rede e seus museus, nomeadamente os roteiros em Braille da MuMa e da Sala-Museu Guilherme Thedim, para invisuais, como forma de quebrar barreiras e contribuir para a fruição da informação a públicos com necessidades especiais. Nesta breve cerimónia, marcaram presença alguns membros da ACAPO.
Foram também ser apresentadas a Newsletter digital da MuMa e a nova sinalética exterior dos museus, permitindo, a sinalética, um acesso mais facilitado de visitantes e turistas aos espaços museológicos do concelho de Matosinhos.
Um pouco por todos os museus da rede MuMa houve preocupação en assinalar esta efeméride. Na Casa-Museu Abel Salazar, houve a abertura da exposição de Arte Contemporânea pelo grupo Colector e uma homenagem a antigos sócios da Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar.
No Museu da Misericórdia de Matosinhos, deu-se particular destaque à Exposição “Catorze Obras de Misericórdia”, patente até ao dia 2 de Junho, bem como visitas guiadas ao Museu. Na Casa do Mar e Tanques Romanos, pelas 11 horas, procedeu-se ao lançamento do Guia da Casa do Mar e Tanques Romanos.
No Museu dos Bombeiros, no Museu de Jazigos e no Museu Paroquial Padre Ramos, o dia foi também especial, sendo assinalado com visitas guiadas.

