Das 9 às 2.30 da manhã, o Museu da Quinta de Santiago teve atividades para todos os gostos.
A Câmara Municipal de Matosinhos associou-se, mais uma vez ,às comemorações internacionais do Dia e Noite dos Museu, este ano celebradas no sábado, 18 de maio.
O tema sugerido pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) para as comemorações deste ano era uma espécie de fórmula: MUSEUS (MEMÓRIA + CRIATIVIDADE) = MUDANÇA SOCIAL.
E o Museu da Quinta de Santiago aproveitou da melhor maneira este leit-motiv criando um horário repleto de atividades desde as 9 da manhã até à madrugada do dia 19, comprovando que, de facto, a Memória aliada à Criatividade é geradora de uma mudança social particularmente importante numa altura como esta que vivemos.
Uma das premissas dos museus é o desenvolvimento social através da preservação da memória coletiva como pólo aglutinador de uma comunidade ou de uma cultura, e a sua disseminação. O grande drama dos museus é, sem dúvida, o número de visitantes. Cabe então aos museus usar uma dose interessante de criatividade e inventividade para atrair e fixar novos públicos.
O projeto desenhado para este ano no Museu designa-se “FAZ-TE AO MUSEU!” e destina-se sobretudo a um público mais jovem, faixa etária que menos visita os espaços museológicos e teve a colaboração da aluna de Mestrado em Ciência da Educação, Cristina Cardoso.
No seu projeto de estágio nos Serviços Educativos interessou-se sobre as razões que levam os jovens/adolescentes a visitar o Museu. Formou um grupo de estudo da Escola Secundária Augusto Gomes para debater esta questão e, em conjunto com os alunos, apresentou uma programação para a comemoração do Dia e Noite doas Museus, de acordo com os seus gostos e interesses. Lançado o desafio ao Museu, foi fácil aceitar e acolher este interesse e vontade de dinamizar o espaço e de conjugar a programação.
Ioga no jardim, demonstração de Jiu-Jitsu e capoeira, atelier de personalização de pins, visita táctil ao Museu com tradução em Língua Gestual Portuguesa, mostra de fotografias de Nuno Silva no Espaço Irene Vilar, atuações de hip hop, música, acampamento dos Escuteiros de s. Mamede de Infesta foram algumas das atividades que decorreram ao longo do dia, que terminou com uma Visita Assombrada à Mansão Maldita dos Santiago e com o fogo de artifício do Senhor de Matosinhos.
Um dia em cheio que recolheu opiniões muito positivas de todos os visitantes do Museu num dia particularmente diferente. Um dia repleto de memória e criatividade!