O Museu da Quinta de Santiago promoveu na noite de ontem, 7 de agosto, a quinta edição do MuCéu – Conferência e observação de estrelas.
Integrada no programa Ciência Viva no Verão, a atividade foi orientada pelo astrónomo José Augusto Matos (FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro), divulgador e formador em astronomia, autor do blogue www.radiante.wordpress.com, e juntou mais de uma centena de participantes, desafiados a conhecer o Céu do nosso Hemisfério.
Na conferência, José Matos refletiu sobre questões infinitas, como: o que faz a Terra girar, os “mares” da Lua e as marés terrestres, os nossos vizinhos galácticos, sua composição e história, culminando com a apresentação do histórico encontro de Agosto deste ano: o da sonda europeia Rosetta com o cometa Churyumov Guerasimenko, a 400 milhões de quilômetros da Terra, após uma viagem espacial de 10 anos e e de seis bilhões de quilômetros.
Dadas as condições atmosféricas, não foi realizada observação ao telescópio, facto que não condicionou a permanência do público, pelo cativante discurso do divulgador.