
Cerca de duzentas pessoas observaram as estrelas
Os jardins do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, encheram-se na noite de ontem, 9 de agosto, para a observação do céu de verão no nosso hemisfério. Foram quase duas centenas as pessoas que aderiram ao repto lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos, não perdendo a oportunidade de embarcar nesta viagem celeste do Mucéu.
Com entrada gratuita, a sessão de divulgação científica Mucéu, teve início às 21h45, e contou com a presença e a orientação do astrónomo José Augusto Matos, que fez uma palestra prévia no Espaço Irene Vilar da Quinta de Santiago. A palestra, com o tema “Um planeta à maneira” explicou como a existência de vida na Terra se deve a um delicado equilíbrio de condições de habitabilidade que não existem em mais nenhum lugar do sistema solar. A iniciativa alongou-se depois até à 01h00, e com a ajuda do telescópio, os olhares foram dirigidos para as constelações, os planetas, as nebulosas e outros objetos do céu profundo, incluindo os satélites de telecomunicações, a estação espacial internacional e as infinitas estrelas do firmamento.
Saliente-se que muitas crianças aderiram entusiasticamente a esta iniciativa que junta a família e que é já realizada desde 2009, procurando atrair o público mais curioso sobre esta temática e os iniciantes na astronomia.
Refira-se, por fim, que o Mucéu do Museu da Quinta de Santiago integrou, até 2014, o programa "Ciência Viva no Verão”.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
