No âmbito da Ciência Viva no Verão, este ano, pela primeira vez, o Museu da Quinta de Santiago associou-se ao Fisua e convidou a população a descobrir na noite de 24 de Agosto, as estrelas da Família Santiago e do Céu do nosso Hemisfério.
No âmbito da Ciência Viva no Verão, este ano, pela primeira vez, o Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica da Autarquia de Matosinhos, associou-se ao Fisua – Associação de Física do Departamento da Universidade de Aveiro, e convidou a população a descobrir na noite de 24 de Agosto, as estrelas da Família Santiago e do Céu do nosso Hemisfério.
Passado um ano desde a reabertura do Museu da Quinta de Santiago, a visita da noite de Terça-feira foi especial. Com início às 22h, Rosa Maria, a Criada da Família Santiago, fechou as portadas para uma visita aos pormenores decorativos da Casa.
Mas e o Firmamento, essa tela imensa que nos enche a visão quando o olhamos? Da primeira matéria de culto da humanidade, pelo céu podemos sentir parte da história Universal. Conhecendo o céu, podemos identificar facilmente os pontos cardeais, as constelações, os planetas, nebulosas ou até mesmo ver a olho nu, alguns satélites e a estação espacial internacional (ISS) a viajar por cima das nossas cabeças. Além da observação ao telescópio, esta sessão incluiu também um "passeio pelo céu" onde se visitaram as principais constelações dessa noite ao mesmo tempo que se contou um pouco da sua história e mitologia.