
Encerramento da exposição na Casa do Design em Matosinhos
A Casa do Design, em Matosinhos, recebeu hoje, 3 de fevereiro, a última iniciativa integrada na exposição “Motos de Portugal”, patente na Casa do Design, em Matosinhos, desde o dia 21 de setembro.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, associaram-se à sessão de encerramento da exposição que decorreu durante a tarde e incluiu o lançamento do catálogo da exposição, conversas com colecionadores e especialistas da área, bem como a apresentação do festival de cinema Lisbon Motorcycle Fest.
Já visitada por quatro mil pessoas desde a inauguração, o encerramento do certame contou ainda com a exibição dos filmes “Nossa Senhora das Corridas”, de Miguel Manso e Joaquim Horta, e “Escape”, de Fábio Barros.
Durante esta tarde, e versando o tema vasto das Motos de Portugal, António Galante Queiróz, (Associação Portuguesa do Motociclismo de Época), Daniel Cabral e Pedro Oliveira (Ton Up Garage), Joel Sousa (Famel), Norberto Pedroso (Colecionador) e Norberto Rodrigues (Forvel) estiveram à conversa sobre assuntos tão diversos como o Café Racer Lifestyle, a Nova Famel ou as Motos da Minha Vida, num diálogo animado com a moderação de Emanuel Barbosa (curador) e Pedro Pinto (colecionador/publicações especializadas).
Recorde-se que “Motos de Portugal”, organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD IDEA, Investigação em Design e Arte, apresentou as motorizadas nacionais enquanto veículos de lazer e de trabalho, exercício tecnológico e utensílios indispensáveis ao desempenho de atividades essenciais à sobrevivência das populações.
O trabalho de investigação desenvolvido por Emanuel Barbosa permitiu reunir e apresentar inúmero material documental, algum dele inédito, incluindo catálogos, cartazes, vídeos e fotografias de época.
Com curadoria de Emanuel Barbosa, designer e docente da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, “Motos de Portugal” reuniu 100 emblemáticas motos que fizeram história em Portugal, da Casal Boss à SIS Sachs Andorinha, recordando a produção nacional de motociclos e ciclomotores e proporcionando uma visão panorâmica das caraterísticas destes veículos e da sua utilização. Pensada como uma experiência cultural, a exposição assume-se também como um reflexo da evolução da sociedade portuguesa e do desenho de produto que presidiu à conceção e divulgação de um conjunto de máquinas que marcaram indelevelmente o quotidiano de várias gerações e a sociedade contemporânea nacional.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
