Funeral realiza-se esta tarde na igreja do Senhor de Matosinhos
O professor Jorge Afonso, cofundador da Escola Superior de Arte e Design (ESAD), faleceu ontem, aos 75 anos, vítima de doença prolongada. O funeral está marcado para a tarde de hoje, na Igreja do Senhor de Matosinhos, para onde seguirá o corpo que está desde ontem em câmara ardente na Capela Mortuária do Tanatório de Matosinhos. A cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Membro da administração do Centro de Investigação e Formação em Artes e Design (CIFAD) até à data da sua morte, Jorge Afonso foi um dos quatro cofundadores da primeira instituição de ensino superior a instalar-se em Matosinhos. Segundo um comunicado publicado no site da ESAD, Jorge Afonso "desempenhou um papel determinante na idealização da escola, na sua concretização e no seu sucesso". "A obra que ajudou a construir fica como legado para o futuro", lê-se.
Nascido em Viseu em 1940, Jorge Afonso foi um dos primeiros 8 licenciados em Design do país, pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Fundou a ESAD em 1989, a par de Coelho dos Santos, Carlos Marques e Eurico Lemos Pires, tendo também sido responsável pelo grafismo de jornais como o Notícias da Tarde ou O Jogo.
A ESAD, refira-se, é desde há longos anos um parceiro fundamental da Câmara Municipal de Matosinhos, colaborando em vários projetos que têm contribuído para a afirmação de Matosinhos enquanto cidade voltada para a criatividade e para a cultura. A criação de uma galeria de design no mercado municipal, da Quadra-Incubadora de Design, do espaço Quadra-Investigação na Rua de Brito Capelo e a candidatura de Matosinhos à rede de cidades criativas da UNESCO são algumas das iniciativas em que a ESAD se envolveu decisivamente, contando também com a cumplicidade de Jorge Afonso, que se manteve próximo dos destinos da escola até à sua morte.
A Câmara Municipal de Matosinhos expressa, pois, o seu mais sentido pesar pela perda do cofundador da ESAD.