Cachecóis, barretes e grossos casacos foram fundamentais no passado domingo, dia 17 de Novembro, para aqueles (e foram perto de duas centenas) que, apesar da noite muito fria, não quiseram perder a última sessão de Moontosinhos – um ciclo de visitas às lendas e à História do concelho de Matosinhos, realizado nas noites de lua cheia.
Esta última sessão foi dedicada aos Caminhos de Santiago e o percurso teve início na Capela de Santo António do Telheiro, em S. Mamede de Infesta, terminando no mosteiro de Leça do Balio.
Durante o trajeto, que percorreu um antigo caminho de peregrinação para Compostela, os participantes, guiados pelo arqueólogo da Autarquia, Joel Cleto, foram sendo confrontados com algumas “almas penadas” e outras figuras “diabólicas” – personagens temidas ao longo dos tempos por aqueles que, sozinhos, percorriam estes trajetos. Motivo para que, no final, os “moontosinhenses” tenham participado de uma “queimada galega” destinada a esconjurar os “maus-espíritos”.
Este foi também o momento escolhido para fechar este ciclo de visitas, tendo usado da palavra o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que prometeu para breve outras iniciativas destinadas a divulgar o património material e imaterial de Matosinhos, nomeadamente no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral de Matosinhos que terão lugar em 2014.