Perto de 400 pessoas participaram nesta edição que incluiu percurso de metro entre Matosinhos e as Sete Bicas
“Vá de Metro… Satanás!”. E foi efetivamente de metropolitano que, na noite de 22 de Julho, perto de quatro centenas de pessoas se deslocaram entre o santuário do Bom Jesus de Matosinhos e o Parque das Sete Bicas, na Senhora da Hora, preenchendo por completo o veículo especial que a Metro do Porto disponibilizou para o efeito.
Esta foi a quarta sessão do programa “Moontosinhos” que, nas noites de lua cheia, vem percorrendo as ruas, recantos e monumentos do concelho. Através desta iniciativa a Câmara Municipal pretende, de um modo original, dar a conhecer as origens, lendárias e históricas, do concelho. Guiado por Joel Cleto, arqueólogo da Autarquia, este percurso incidiu sobre alguns aspetos relacionados com a sobrevivência de crenças e práticas pagãs, muitas vezes dissimuladas ou apropriadas pelo culto católico, de que são exemplo o “Senhor dos Amarrados” ou a milagrosa e casamenteira Fonte das Setes Bicas.
O Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que acompanhou todo o percurso, agradeceu no início a presença do grande número de participantes, salientando que a adesão e o sucesso deste ciclo de visitas ultrapassou largamente as expectativas iniciais da Autarquia.
A próxima visita terá lugar na noite de lua cheia de Setembro, dia 22, entre as 22 e as 24 horas, e decorrerá nos passadiços entre a Boa Nova e a Praia da Memória.