Mais de 200 inscritos fizeram questão de acompanhar o historiador Joel Cleto num percurso pelas origens lendárias de Matosinhos.
Em noite de lua cheia, Matosinhos traz surpresas daqui para a frente, durante todos os meses e até Outubro. O MOONtosinhos nasceu sob a forma de teaser e rapidamente despertou a curiosidade de muitos cidadãos que indagavam a Autarquia com uma tremenda curiosidade de saber o que estávamos a preparar.
A 15 de março o teaser concretizou-se numa bem sucedida campanha de comunicação que, em poucos dias, permitiu que se esgotassem as inscrições previstas para a primeira edição, que se realizava na noite de 25 de abril, uma noite de lua cheia. E assim foi!
Não obstante muitas das pessoas que pretendiam inscrever-se terem ficado de fora porque dada a procura, houve a necessidade de comunicar o encerramento das inscrições, a primeira edição do MOONtosinhos foi um verdadeiro sucesso, comprovado no terreno pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto que fez questão de marcar presença, e pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
Joel Cleto conduziu os participantes por um interessante percurso pelas origens lendárias de Matosinhos, explicando como um casamento romano deu origem a uma cidade e a um santuário. A visita começou junto do “Monumento ao Pescador”, localizado na Praia de Matosinhos. Este monumento esculpido por José João Brito, inspirado pela tela "Tragédia do Mar" do Mestre Augusto Gomes, tem cerca de três metros de altura e é composto por cinco figuras, viúvas e órfãos que expressam a sua dor pela perda dos seus entes na referida tragédia de 1947.
O Senhor do Padrão, a Capela de Santo Amaro, parcialmente reconstituída junto ao Mercado Municipal de Matosinhos, o pelourinho junto à Casa do Ribeirinho e a Igreja do Senhor de Matosinhos foram os locais por onde passou o grupo de cerca de 200 pessoas encabeçadas por Joel Cleto que, em cada local, explicou com pormenor a História e estórias de Matosinhos.
A primeira edição do MOONtosinhos foi um sucesso corroborado por cada um dos participantes que, de uma forma geral, reconheceram que este tipo de visitas à noite são de uma grande originalidade levando a que os cenários e os locais visitados tenham um encanto diferente.
Até Outubro, a Câmara Municipal de Matosinhos assegura que, na noite de lua cheia, os mistérios, lendas e histórias do concelho invadem as ruas, praças e vielas. MOONtosinhos é mote de um novo ciclo de visitas guiadas que, sob o intenso luar, pretende lançar luz sobre as origens, históricas e lendárias, de alguns dos mais importantes monumentos e sítios patrimoniais de Matosinhos.
Guiados pela luz dos archotes, entre as 22 e as 24h, os caminheiros (porque de visitas pedestres se trata) vão percorrer locais emblemáticos como a praia de Matosinhos, o santuário do Bom Jesus, o mosteiro de Leça do Balio, o Monte S. Brás, a Fonte das Sete Bicas, a Boa Nova, o obelisco da Memória, a Ponte da Pedra ou a capela de Santo António do Telheiro.
Promovido na sequência de um outro ciclo de visitas sobre a História das diversas freguesias do concelho, que vem já decorrendo mensalmente na manhã do primeiro domingo de cada mês, com esta nova iniciativa a Autarquia de Matosinhos pretende agora, pela originalidade e pelo desafio noturno, ganhar novos públicos, nomeadamente junto de segmentos mais jovens, para o conhecimento, usufruto e valorização do Património e da Memória da comunidade.
Programa:
MOON…TOSINHOS
Visitas aos mistérios, lendas e histórias do concelho em noites de lua cheia (de abril a outubro, das 22 às 24h, na noite de lua cheia)
24 maio, sexta – Cavaleiros, romances e santos bencheirosos (um percurso no Mosteiro de Leça do Balio);
21 junho, sexta – Uma rainha virgem, uma quinta de lazer e um terrível leão (um percurso pelo Monte S. Brás e por Santa Cruz do Bispo);
22 julho, segunda – Vá de metro… Satanás! (um percurso repleto de milagres e de tentações demoníacas, do santuário do Senhor de Matosinhos à Fonte das Sete Bicas. Não se esqueça do “andante”);
19 setembro, quinta – Histórias da Costa Negra (pelos passadiços, da Boa Nova à Memória, na companhia de ascetas, piratas, nazis, ladrões e libertadores);
10 outubro, quinta – Com Santo António na peugada de Santiago (um percurso através dos antigos caminhos de Santiago, do Telheiro a Leça do Balio);
Inscrições para o email: mail@cm-matosinhos.pt
