Cerca de 350 pessoas participaram ontem, 19 de setembro, entre as 22 e as 24 horas, na penúltima sessão do ciclo de visitas “Moontosinhos”, (re)descobrindo ao longo dos passadiços costeiros a História e o Património que se estende entre a Boa Nova (Leça da Palmeira) e a Praia da Memória (Perafita/Lavra).
Promovidas por esta Autarquia e realizadas mensalmente, na noite de lua cheia, estas visitas guiadas visam a valorização e divulgação do património concelhio, tendo o percurso de ontem sublinhado, entre outros, a importância monumental da Boa Nova (a capela de S. Clemente das Penhas, os vestígios arqueológicos do cenóbio franciscano do século XV, o moinho de vento em restauro, o Salão de Chá da Boa Nova), o naufrágio do navio “Veronese” nos rochedos da Boa Nova (há exatamente um século, em 1913), a origem do enorme aterro que está na base da designação da “Praia do Aterro”, a exploração industrial de sal no início do século XX em Perafita, o curioso caso do afundamento de um submarino nazi ao largo do Cabo do Mundo no final da 2ª Guerra Mundial, as sepulturas escavadas na rocha de Montedouro, a Praia dos Ladrões, e a importância e significado do Obelisco da Memória associado ao desembarque do Exército Libertador.
Nesta sessão, que contou com a presença do Vereador Fernando Rocha, responsável pelo Pelouro da Cultura, foi utilizado um sistema de transmissão via rádio, permitindo aos participantes escutar de um modo muito mais cómodo e audível, através dos seus dispositivos com recepção rádio (incluindo telemóveis), as explicações fornecidas pelo arqueólogo da Autarquia Joel Cleto que, ao longo do percurso, chamou também a atenção para a importância da preservação das dunas e para a biodiversidade que estas apresentam.
A próxima e última sessão do ciclo Moontosinhos terá lugar no dia 19 de Outubro e, subordinada ao título “Com Santo António na peugada de Santiago”, percorrerá os antigos caminhos de peregrinação para Compostela, entre o Telheiro (S. Mamede de Infesta) e o Mosteiro de Leça do Balio. As inscrições, gratuitas, estão abertas a partir de hoje. Basta manifestar o desejo, e indicar o(s) nome(s), para mail@cm-matosinhos.pt.
Posteriormente, mais próximo da data da realização da iniciativa, serão comunicadas aos inscritos informações mais detalhadas sobre a sessão.