As histórias sobre a construção do molhe sul do Porto de Leixões e uma vista noturna privilegiada sobre a cidade a partir do Terminal de Cruzeiros
Numa noite de lua cheia, em vésperas do Open House, EDP Beach Party e Matosinhos em Jazz, o Moontosinhos foi mais uma vez um sucesso, com centenas de pessoas a marcarem presença para ouvirem Joel Cleto que conhece como ninguém os recantos da História de Matosinhos.
Desta vez, o foco da atenção voltou-se para as lendas que o paredão de Leixões não soterrou. O passeio noturno começou junto à praia de Matosinhos e foram desvendadas histórias e episódios sobre a construção do molhe sul do Porto de Leixões na antiga praia do Espinheiro. Obra marcante para a paisagem e para o tecido social e económico de Matosinhos, mas também para a engenharia portuguesa do século XIX, o Porto de Leixões nasceu num local que a tradição popular associa aos mitos fundacionais da comunidade matosinhense – da origem do topónimo Matosinhos à lenda do Senhor de Bouças, passando pela explicação para o uso de vieiras pelos peregrinos de Santiago de Compostela.
Durante o percurso, os participantes tiveram a possibilidade de conhecer a evolução desta parte da cidade desde o tempo em que era uma praia desértica, sacralizada pela construção do monumento do Senhor do Padrão, até ao momento em que ocupou o lugar central da vida industrial e turística de Matosinhos, agora demandado por navios que transportam milhares de passageiros. Foi também possível visitar o icónico Terminal de Cruzeiros, tendo havido lugar a uma “fotografia de grupo” na varanda onde a vista noturna sobre a cidade encantou a vasta plateia.
Desde abril de 2013 que, coincidindo com as noites de lua cheia, as visitas guiadas Moontosinhos divulgam e partilham a história e o património de Matosinhos, atraindo todos os meses, entre abril e outubro, centenas de participantes.
Na próxima semana, a 6 de julho, dia em que arranca mais uma edição da recriação histórica dos ataques de piratas a Leça da Palmeira, regressam também as conversas de Joel Cleto sob as estrelas, desta vez no Clube de Leça, mas tendo como tema o Forte de Nossa Senhora das Neves. Amândio Barros, professor Escola Superior de Educação e especialista em temas de história portuguesa dos séculos XVI e XVII, ajudará a perceber como e para que nasceu, no século XVII, a fortificação também conhecida como Castelo de Leça, atualmente em obras de conservação.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
