3.ª edição dedicada a Nasoni e à Igreja de Matosinhos
O ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos em noites de lua cheia regressou a Matosinhos na noite de sábado, 3 de junho.
Mais de uma centena de pessoas juntaram-se no adro da Igreja do Senhor de Matosinhos para mais um Moontosinhos e um percurso de descoberta histórica com o acompanhamento de Joel Cleto, o historiador ligado a este projeto desde o primeiro momento.
Em 2023 assinalam-se os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto responsável por várias obras do século XVIII em Matosinhos, pelo que a edição do Moontosinhos deste ano é dedicada a Nicolau Nasoni.
“Nasoni e a Igreja de Matosinhos” foi o tema desta terceira edição do Moontosinhos que levou Joel Cleto e o seu público a (re)visitar esta obra emblemática de Nasoni. Recorde-se que a igreja, classificada como imóvel de Interesse Público em 1982, foi erigida no século XVI (1559-1579). Possui uma fachada granítica digna de nota do estilo barroco joanino num perfeito equilíbrio e sentido de medida, da autoria do arquiteto italiano. É neste templo que podemos contemplar uma das mais antigas imagens de Cristo crucificado, em tamanho real.
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença nesta visita.
Recorde-se que este ciclo de visitas aos locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o concelho, numa parceria com a Irmandade/Torre dos Clérigos.
As próximas edições do “Moontosinhos” irão realizar-se nas seguintes datas, pelas 21h30:
3 de julho – Nasoni em S. Mamede de Infesta;
1 de agosto – Moontosinhos especial na Igreja e Torre dos Clérigos.