“Do Largo da Viscondessa à Ponte do Carro” foi o tema desta edição
As visitas guiadas noturnas à história, às lendas e ao património de Matosinhos em noites de lua cheia regressaram ontem, 25 de setembro, a Matosinhos, com a realização de mais uma edição do Moontosinhos.
Do Largo das Viscondessa à Ponte do Carro, o percurso foi como habitualmente guiado pelo historiador Joel Cleto, que levou as centenas de participantes a uma visita pela história de Santa Cruz do Bispo, desde as suas remotas origens, quando esta terra era ainda conhecida como Santa Cruz de Riba Leça, até épocas mais recentes.
O percurso iniciou-se no Largo da Viscondessa, que foi assim designado em homenagem à benemérita D. Maria Dias de Sousa (1816-1899), que tendo herdado uma grande fortuna por parte dum tio falecido no Brasil, se tornou uma das maiores mecenas da sua época, financiando diversas obras religiosas e de caridade, assim como melhoramentos da freguesia. Esta sua ação filantrópica motivou a concessão, por parte do Rei, do título honorífico de “Viscondessa de Santa Cruz do Bispo”.
Do percurso fez parte ainda a igreja paroquial e o portão barroco da Quinta dos Bispos, assim como a capelinha dedicada a Nossa Senhora da Guia e o seu famoso barco em pedra, testemunho do pagamento duma promessa a Nossa Senhora da Guia, padroeira e protetora dos homens do mar, provavelmente por um antigo marinheiro.
Em seguida, os participantes, partindo da antiga “Quinta dos Bispos”, que entre o século XVI e o século XVIII, foi uma notável quinta de lazer e recreio dos bispos do Porto, fundada por D. Rodrigo Pinheiro, dirigiram-se até às margens do Rio Leça.
Na Quinta do Monte Leça, puderam visitar um antigo moinho hidráulico, cuja origem remonta ao século XVIII. Este moinho, com 12 mós destinadas à transformação do milho em farinha, é o único moinho do Rio Leça, que mantém todas as características originais e está em condições de funcionamento. Isto deve-se ao exemplar trabalho de restauro realizado pelo seu proprietário, Domingos Soares Lopes.
A viagem pela história e o património de Matosinhos terminou junto a um dos monumentos mais emblemáticos que existem no Rio Leça - a Ponte do Carro. Trata-se duma ponte medieval, provavelmente do século XIII – XIV e que ligava a freguesia de Guifões, na margem Sul, à freguesia de Santa Cruz, na margem Norte.
Próximos eventos do Moontosinhos:
24 de outubro
Histórias, Lendas e Mistérios do Mosteiro de Leça do Balio
Para mais informações e inscrições : gmah@cm-matosinhos.pt.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
