Joel Cleto conduz visita pelas histórias e lendas do Senhor de Matosinhos
Moontosinhos abre seis dias de muita animação nas Festas da Cidade, marcados pelas atuações de José Cid e de Jimmy P., pelo monumental fogo-de-artifício de sábado à noite e pela tradicional Entrada no Arraial
As tradições são para serem cumpridas – e em Matosinhos, sendo noite de lua cheia, é certo e sabido que haverá passeios noturnos pelas histórias e pelas lendas do concelho. Esta quinta-feira, 1 de junho, não será diferente. O historiador Joel Cleto voltará a comandar o vasto pelotão de mais uma edição do Moontosinhos, que desta vez partirá na peugada do Senhor de Matosinhos, do restaurado zimbório do Senhor do Padrão ao santuário do Bom Jesus. A partida para o passeio está marcada para as 21h30, junto ao posto de turismo da Praia de Matosinhos.
Coincidindo com a Romaria do Senhor de Matosinhos, que ganhou a reputação de ser uma das mais importantes festividades tradicionais portuguesas, o Moontosinhos de junho terá naturalmente como tema central a lenda do “achamento” da imagem do Bom Jesus junto à foz do rio Leça, rumando depois pelos vários locais relacionados com a crença popular que a lenda gerou. O passeio não deixará, ainda assim, de invocar a memória de outros elementos do património matosinhense, como o conjunto escultórico “Tragédia no Mar” e o naufrágio a ele associado.
Meia hora depois do início do périplo, mas nos jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, arrancará o concerto de José Cid que assinalará o início da mais trepidante semana das Festas da Cidade. Até à próxima terça-feira, dia do feriado municipal do Senhor de Matosinhos e do Fogo-de-Bonecos (19 horas), único no país, a cidade vai fervilhar de animação e encher-se com os largos de milhares de pessoas que fazem questão de não perder o monumental espetáculo pirotécnico de sábado à noite. Para este ano estão prometidos vinte minutos ininterruptos de fogo e emoção, com acompanhamento musical e a ajuda de quatro drones que vão lançar outras tantas torrentes de luz sobre o rio Leça.
Para além do espetáculo de José Cid, o programa reserva ainda espaço, no dia 2, sexta-feira, para um momento musical ao gosto dos mais jovens, com a atuação de Jimmy P. também nos jardins da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, às 22 horas. No dia seguinte, antes do fogo-de-artifício, ecoará a música revivalista dos Jurássicos, e, nos dias seguintes, haverá folclore e fado. A tradicional Entrada no Arraial está marcada para as 10 horas de domingo e a Eucaristia Solene acontecerá pelas 11 horas de terça-feira, 6 de junho.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
