Visita ao Castro de Guifões para descobrir vestígios com mais de dois mil anos
Em noite de lua cheia, o ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos “Moontosinhos” regressou a Guifões para uma visita guiada ao Castro do Monte Castêlo, também conhecido como Castro de Guifões.
Conduzida como habitualmente pelo historiador Joel Cleto, a visita contou também com a participação de Pedro Gonçalves, presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões.
O lugar do Castro do Monte Castêlo (atualmente propriedade da APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo) apresenta as raízes enterradas da primeira povoação de Matosinhos, habitada desde antes do século V antes de Cristo até ao século V da Era cristã.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal de Matosinhos levou a efeito, numa parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a segunda fase de um conjunto de escavações arqueológicas no local com o objetivo de descobrir o modo como decorreu o crescimento e o posterior desaparecimento da povoação portuária daquela zona.
Já ano passado, foram recolhidos vários vestígios, incluindo uma habitação do século I a.c., os quais reforçaram a convicção de que existiu em Matosinhos, há cerca de dois mil anos, uma importante estrutura portuária de comércio internacional.
Foram identificados diversos muros que corresponderiam a duas casas do tempo do Império Romano e a construções mais antigas. Foram ainda recolhidos fragmentos de cerâmicas e amostras de sementes.
Depois do Castro de Guifões, a próxima visita do “Moontosinhos” está agendada para o dia 28 de junho, pelas 21h30, no Paredão Sul do Porto de Leixões.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
