Lançamento da moeda comemorativa dos 250 anos da Imprensa Nacional decorre dia 2 de julho na Casa do Design
A moeda corrente comemorativa dos 250 anos da Imprensa Nacional, criada pelo designer Eduardo Aires, vai ser apresentada na segunda-feira, 2 de julho, às 17 horas, nos Paços do Concelho de Matosinhos. O lançamento faz parte do programa da exposição “Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional”, patente na Casa do Design até novembro.
O lançamento da moeda ocorrerá durante um evento que incluirá uma visita guiada à exposição, a cargo dos curadores, e uma festa ao entardecer, na escadaria da Casa do Design, animada pelo DJ Tomás Lobo e com início marcado para as 19 horas.
“Imprimere — Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional” é uma extensa mostra documental que reúne instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que narram a história da produção gráfica em Portugal, da Impressão Régia à atualidade. Do papel à encadernação, a exposição acompanha o processo da criação dos tipos, a invenção dos carateres móveis e o advento da imagem, centrando-se na produção do livro, mas incluindo também equipamentos e tecnologias relacionados com a impressão de jornais, nomeadamente do Jornal de Notícias.
A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela esad—idea, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, no âmbito da comemoração do 250º aniversário da Imprensa Nacional. A curadoria da exposição é de Rúben Dias, tipógrafo, designer de tipos e docente na ESAD, e de Sofia Meira, designer gráfica responsável pela Oficina de Tipografia da ESAD, ambos a desenvolver investigação nesta área.