Matosinhos é um dos 120 municípios envolvidos na Missão Reciclar. De 24 de fevereiro a 4 de março, a Sociedade Ponto Verde bateu à porta de mais de 35.500 matosinhenses. Todavia, destes apenas 6.626 abriram a porta e aceitaram os mais de 5.800 sacos ecológicos para a separação de resíduos de embalagem.
Esta ação porta-a-porta permitiu ainda recolher dados sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias do Município. Os resultados da Missão Reciclar em Matosinhos foram apresentados hoje, dia 12 de março, no Norte Shopping, numa iniciativa que contou com a presença de Joana Felício, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Leite, administrador da Lipor, e de Mário Raposo, Diretor de Marketing da Sociedade Ponto Verde.
Dos contatos realizados, 78% revelaram que separam as embalagens. Destes, 85% são separadores totais e 15% separadores parciais. Os não separadores alegam sobretudo o trabalho e a falta de recipientes próprios.
A Sociedade Ponto Verde quer garantir, até 2020, a retoma de 70% de resíduos urbanos de embalagem. Em 2013, a retoma não foi além dos 53%.
Em 2011, apenas 69% da população faziam a separação da embalagem. Entre as razões apontadas para a não separação das embalagens encontra-se a falta de recipientes próprios, o trabalho em desempenhar tal tarefa, a distância dos ecopontos, entre outros.
90% dos lares com ecoponto doméstico fazem a separação. Dados da Sociedade Ponto Verde revelam ainda que são as classes mais baixas as que menos separação fazem das embalagens.
Para inverter estes números, é preciso mudar os comportamentos e corrigir os erros de separação através de ações de sensibilização no terreno, mais concretamente em 400 mil lares.