Cantata pop, com banda ao vivo, regressa ao Cine-teatro Constantino Nery.
Em cena até ao próximo dia 15 de janeiro, a “Missa do Galo” regressa ao Cine-teatro Constantino Nery com uma grande novidade. Os muitos admiradores do espetáculo da autoria de Carlos Tê, conhecido letrista de Rui Veloso, e de Manuel Paulo, ex- Trovante, podem agora recordar as belíssimas canções em casa ou no carro, disponíveis em CD, numa edição especial em livro que conta com as ilustrações de Manuela Bacelar.
O lançamento ocorreu após a estreia, no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, além do músico e um dos autores do trabalho, Manuel Paulo.
O livro/CD encontra-se à venda no Cine-teatro Constantino Nery e, em breve, estará igualmente disponível nas lojas.
Inspirada nas antigas missas do galo transmontanas com desgarradas assentes em motes do Evangelho, acompanhadas à concertina, “Missa do Galo” conta com a encenação de Luísa Pinto e pretende ser “uma reflexão sobre a sociedade atual”, onde “as pessoas são apenas números e estatísticas”.
Ao longo de 90 minutos, um elenco de sete atores e uma banda com cinco músicos movimentam-se numa gaiola de madeira e interpretam ao vivo, ao todo, 18 canções. António Durães veste a pele de “Galo”, personagem que representa “o Homem que ascendeu ao poleiro da ciência e da tecnologia e que, perante o espelho da sua admirável prosperidade, tem um assomo de melancolia ao perceber que, apesar de ter tudo, continua a padecer da inveja, mesquinhez e ganância”. Aliás, Carlos Tê, que já no ano passado estreou o êxito “Amor Solúvel” em Matosinhos, recorre a figuras bíblicas como Lázaro e Job para mostrar que o “Homem não aprende com os seus erros”, pois “a história repete os ciclos de iniquidade”, referindo-se, por exemplo, aos conflitos e guerras no Vietname, Gaza, Balcãs e Ruanda.
Ao longo da missa, o galo é visitado pelos seus fantasmas interiores e acaba por ser transformado em arroz de cabidela, “num sacrifício votivo e solsticial”. O preço dos bilhetes é de 7,50€. “Missa do Galo” pode ser vista de terça a sábado às 21h30, domingo às 16h00.
Ficha Artística Autoria de Carlos Tê e Manuel Paulo Encenação Luísa Pinto Cenografia João Mendes Ribeiro e Catarina Fortuna Figurinos Cátia Barros e Luísa Pinto Interpretação Antonio Durães, Elisa Rodrigues, Flora Miranda, Inês Sousa, Isabel Carvalho, João Miguel Mota e Rui David Músicos André Hollanda (bateria/toy piano), Manuel Paulo (piano/teclado), Marco Nunes (guitarra), Miguel Ramos (Baixo) e Pedro Vidal (guitarra/pedal steel/banjo)