Matos Fernandes visitou ainda as obras de ampliação da ETAR e de reabilitação da Real Vinícola.
A Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu a João Pedro Matos Fernandes, no âmbito das comemorações do 42.º aniversário do 25 de Abril, a Medalha de Mérito Dourada e o título de Cidadão Honorário.
![]()
João Pedro Matos Fernandes nasceu em Águeda, em 1967. Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991 e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995.
Entre 1990 e 1995 trabalhou na Comissão de Coordenação da Região Norte tendo sido o coordenador do setor dos transportes. Foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais entre 1995 e 1997 e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente entre 1997 e 1999.
Entre 1999 e 2005 exerceu funções como Administrador da Quarternaire Portugal, Consultoria para o Desenvolvimento, SA, sendo coordenador de vários trabalhos nos domínios da estratégia urbana e organizacional, ordenamento do território e ambiente.
Foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2005 e maio de 2008 e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões entre abril de 2008 e maio de 2012 função que acumulou com a Presidência do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo desde a sua criação, em janeiro de 2009, até maio de 2012.
Foi Presidente da Associação dos Portos Portugueses, entre abril de 2008 e abril de 2010.
Foi docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactes Energéticos e Ambientais dos Transportes). Lecionou como convidado em mestrados nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. Tem inúmeras participações públicas e como docente convidado na área dos transportes, infraestruturas e território.
Entre junho de 2012 e dezembro de 2013 foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala em Moçambique.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto de janeiro de 2014 a novembro de 2015.
Desde novembro de 2015 que desempenha funções no atual Governo, como Ministro do Ambiente.
Foi pelo trabalho nas áreas dos transportes, ordenamento do território e ambiente, e pela marca que deixou em Matosinhos que João Pedro Matos Fernandes foi agraciado com atribuição de Medalha de Mérito Dourada e título de Cidadão Honorário.
Por motivos de agenda, o atual ministro do Ambiente não pôde estar presente na cerimónia do 25 de Abril. Assim sendo, aproveitando a visita de trabalho do ministro ao Concelho, o Presidente da Autarquia, Guilherme Pinto, entregou hoje pessoalmente a distinção a Matos Fernandes.
![]()
Na sua intervenção, Guilherme Pinto falou da “maior revolução urbana” em curso, integrada numa estratégia para “transformar Matosinhos no coração económico da Área Metropolitana do Porto” e do contributo do Porto de Leixões.
Por sua vez, Matos Fernandes agradeceu a distinção e reconheceu nunca ter sido tão bem tratado: “A minha relação forte com Matosinhos vem do Porto de Leixões. Matosinhos sabe receber bem quem não é daqui e faz com que nos sintamos de Matosinhos”.
“Sou um homem de sorte e também consegui ter sorte no trabalho. Não temos a menor dúvida da importância das cidades na construção de um futuro sustentável. O combate às alterações climáticas é um combate de todos”, defendeu. O ministro do Ambiente assumiu ainda a convicção de que Matosinhos “será ainda uma cidade melhor num futuro próximo”.
A cerimónia contou com a presença da presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, dos vereadores Fernando Rocha, Correia Pinto, Lurdes Queirós, Joana Felício, José Pedro Rodrigues, António Parada, Ernesto Páscoa e Vasco Pinho, do presidente da união de freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, do presidente da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Fernando Sá Pereira, da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, do diretor da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, entre outros convidados.
![]()
Em Matosinhos, o Ministro do Ambiente visitou as obras em curso de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Leça da Palmeira, um investimento superior a 16 milhões de euros. Seguiu-se a visita ao edifício da antiga Real Vinícola, que está a ser integralmente reabilitado para acolher, entre outros equipamentos, a Casa da Arquitectura e as novas instalações da Orquestra Jazz de Matosinhos.
![]()
