Manuel Caldeira Cabral visitou a Casa da Arquitectura
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou ontem, 25 de setembro, as instalações da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, no edifício da Real Vínicola,em Matosinhos, onde estão a decorrer as montagens da exposição "Infinito Vão - 90 anos de arquitetura brasileira", que abre portas já na próxima sexta-feira, 28 de setembro.
A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o diretor executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, acompanharam o ministro da economia numa visita guiada pelo edifício da Real Vinícola e pelas instalações da Casa da Arquitectura.
Na sua visita, Manuel Caldeira Cabral teve a oportunidade de ver o andamento da preparação da exposição Infinito Vão, uma mostra da Coleção Brasil, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e que apresenta 90 anos de arquitetura brasileira, cerca de 103 projetos e mais de 50 mil elementos, onde se destacam desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetas e até cerâmicas, entre outros. Esta será a mais representativa exposição feita até à data sobre arquitetura brasileira, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik.
A mostra será ainda acompanhada por uma extensa programação paralela que decorrerá até abril de 2019 em Portugal e no Brasil.
Relembre-se que adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e foi alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções.
Desde o dia 15 de novembro de 2017, a Real Vinícola passou a acolher a sede da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e valorização da arquitetura.
A Casa da Arquitectura conta com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também está já instalada, desde o passado dia 21 de setembro, a Orquestra Jazz de Matosinhos, e esperando-se ainda a abertura de um restaurante e de um conjunto de estabelecimentos comerciais relacionados com a vocação industrial do imóvel.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
