Visita de comitiva do governo brasileiro no âmbito das parcerias para a indústria da Defesa
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, visitou hoje as instalações do CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), acompanhado por uma delegação empresarial brasileira liderada pelo secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa do Brasil, Flávio Basílio.
A visita contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro.
O CEIIA, localizado em Matosinhos, a funcionar desde 2015 e representou um investimento de 37 milhões de euros. Possui quatro grandes áreas de atividade: Engenharia e Desenvolvimento, Área de Realidade Virtual, Unidade de Testes, e Workshop/ Pilot Plant, empregando 260 pessoas altamente qualificadas.
Com um volume de negócio de 15,5 milhões de euros (2016), o CEIIA desenvolve, implementa e opera sistemas, produtos e serviços nas áreas aeronáutica, automóvel e mobilidade inteligente. O CEIIA é atualmente o maior empregador de engenheiros aeronáuticos e aeroespaciais em Portugal.
70% do seu volume de negócios vem do estrangeiro. O CEIIA está presente em sete países, entre os quais o Brasil.
A visita de hoje ao CEIIA surge no âmbito do evento “I Diálogo das Indústrias de Defesa de Portugal e do Brasil”, que decorre no Porto, e que pretende incrementar as parcerias entre os dois países no domínio das Indústrias de Defesa.