
O sábado passado, dia 5 de Junho, ficou marcado pela cerimónia de assinatura das Cartas de Compromisso e pela entrega de quatro viaturas às Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
Estiveram presentes nesta cerimónia que decorreu no Centro de Saúde de Leça da Palmeira a Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, o Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto e o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira.
As ECCI (Equipas de Cuidados Continuados Integrados) são parte integrante das Unidades de Cuidados na Comunidade. São equipas multidisciplinares da responsabilidade dos Cuidados de Saúde Primários e das entidades de apoio social, para a prestação de cuidados de serviços domiciliários, decorrentes da avaliação conjunta de cuidados a nível médico, enfermagem, reabilitação e apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência cuja situação não requer internamente mas que não podem deslocar-se de forma autónoma.
Esta equipa apoia-se nos recursos locais no âmbito de cada Centro de Saúde e do serviço Local da Segurança Social, sempre em conjugação com serviços locais, como as Autarquias.
Os cuidados médicos e de enfermagem são efectuados por profissionais dos CS, como equipa nuclear, mas sempre em articulação com outros técnicos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACS).
O apoio social será prestado pela Rede Solidária, através de acordos entre o ISS, IP e IPSS's. São considerados como parceiros privilegiados as IPSS's que prestam apoio domiciliário.
Os cuidados prestados pelas ECCI são realizados durante todo o ano, inclusive fins-de-semana e feriados, após avaliada a situação.
Os serviços prestados pelas ECCI incluem: cuidados domiciliários médicos e de enfermagem de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e acções paliativas; cuidados de fisioterapia; apoio psicológico, social e ocupacional; educação para a Saúde.
Os cuidados continuados integrados são um conjunto de intervenções sequenciais integradas de saúde e apoio social, decorrente de avaliação conjunta, visando a recuperação global da pessoa entendida como o processo terapêutico e de apoio social, activo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social. Os cuidados serão preferencialmente prestados no local de residência do utente. Quando tal não for possível, serão prestados em locais especificamente equipados para o efeito.
Cada ECCI assume o compromisso de prestar cuidados a 20 utentes, admitidos após processo de referenciação validado pela Equipa Coordenadora Local da RNCCI.
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos tem já quatro ECCI em actividade (Matosinhos, Leça da Palmeira, São Mamede de Infesta e Senhora da Hora), assegurando a cobertura assistencial na sua área de influência, numa perspectiva de proximidade e parceria com as várias instituições da comunidade, autarquia, juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social.

