Tendo como mote a celebração do Dia Mundial da Criança, os Jardins do Museu da Quinta de Santiago desenvolveram no dia 1 de junho, entre as 10h e as 19h, um Mini-Mercado dedicado às crianças.
Foi um mercado dedicado aos mais pequenos que pretendeu ajustar as necessidades das famílias potenciando o poder da troca, em detrimento do cada vez mais fraco poder de compra. Aqui miúdos e graúdos puderam colocar à disposição artigos em desuso e trocá-los por outros mais atrativos ou necessários.
Os peluches de uns tornaram-se os livros de outros, os sapatos apertados de alguns calçam agora bem noutros meninos. A frase "queres trocar?!" era a mais ouvida entre as crianças que aproveitaram a oportunidade ao máximo para renovarem os seus brinquedos, e fazer felizes outras crianças que desejavam os seus brinquedos.
O conceito da troca foi muito bem trabalhado, tendo havido também a possibilidade de doar brinquedos ou outros bens. A iniciativa, a julgar pelo depósito colocado a saída que se revelou pequeno face à generosidade dos nossos participantes, foi um sucesso. O Museu entregará as doações a uma instituição de Leça da Palmeira.
Houve, ainda, tempo para um encontro com o "menino Dinis" no farol, para uma visita ao Museu guiada por ele e para um piquenique.
Ao longo do dia foram cerca de 200 as pessoas que se envolveram na iniciativa. Uma reação do público extremamente positiva a que se acrescentam inúmeros pedidos para novas ações deste tipo com alguma regularidade.