Feriado Municipal ficou marcado pela Eucaristia Solene do Bom Jesus de Matosinhos e pelo tradicional fogo de bonecos.
![]()
As grandiosas Festas do Senhor de Matosinhos estão aí e continuam a atrair à cidade milhares de pessoas. Um dos momentos altos das festividades religiosas acontece em dia de feriado municipal que decorreu ontem, terça-feira, 26 de maio. Pelas 11h00, realizou-se na igreja paroquial, a Eucaristia Solene ao Bom Jesus de Matosinhos, presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto.
O Presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, e a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, marcaram presença na Missa Solene, bem como o Vice-Presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura e Presidente da ANCIMA, Fernando Rocha, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, os Vereadores, António Parada, Ernesto Páscoa e Vasco Pinho, e a deputada da Assembleia da República, Luísa Salgueiro. Marcou ainda presença no evento D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal.
A devoção ao Senhor de Matosinhos está associada às gentes do mar. A veneração ao Senhor e a sua fama de milagreiro motivam e justificam as mais curiosas e profundas manifestações de fervor religioso do povo de Matosinhos que está habituado a sentir, como ninguém, o confronto da terra com o mar.
E este ano foi mais um exemplo disso. Foram milhares as pessoas que se deslocaram a Matosinhos neste dia de Feriado Municipal, ficando bem patente a importância da devoção ao Senhor e a sua fama de milagreiro.
Os altares floridos da igreja constituem também um dos ex-libris desta grande romaria nortenha. Uma tradição que se mantém desde há longa data, não só porque as festas coincidem com a Primavera, época de grande produção de flores, mas também porque Matosinhos foi, durante muitos séculos, conhecido pela sua significativa abundância de flores.
A decoração de cada altar é da responsabilidade de um conjunto de zeladores, constituído sobretudo por mulheres, que voluntariamente se dedicam e empenham na criação dos mais diversos e originais arranjos florais que enaltecem ainda mais os altares dos respetivos santos de devoção. Um trabalho notável, que é planeado e organizado por inúmeros voluntários que querem oferecer aos seus santos, por altura das festas, o mais lindo e criativo dos altares, utilizando das mais exóticas e variadas flores.
![]()
A programação das festas para o feriado municipal teve continuidade, ao início da tarde, no Palco das Festas, com algumas atividades para os mais novos, com a peça “De Lés-a-Lés”, do grupo de teatro Fantocheiro, a dança Hip-hop de Alexandre Oliveira e ainda a Escola EB 2,3 de Perafita com o seu Clube de Música. A animação da tarde infantojuvenil de Matosinhos foi mais colorida, com pinturas faciais e modelagem de balões pelas animadoras da FourForYou.
Pelas 16h30, no edifício do Paços do Concelho, na Sala de Sessões Pública, o destaque foi para o lançamento do livro “Irene Vilar – Monumentalidade e Intimismo”. Foi desta forma que Matosinhos homenageou a artista da cidade, dando-lhe o reconhecimento devido, nesta obra assinada por Bárbara Araújo.
O final da tarde foi reservado para o tradicional espetáculo de Fogo preso de Bonecos, no Parque 25 de Abril. Esta singular tradição matosinhense, do século XIX, representa nos Bonecos de Fogo, as figuras típicas das artes e dos ofícios locais.
![]()
Aqui fica a programação para os próximos dias, salientando-se, na sexta-feira, 29 de maio, pelas 17h00, o início da recriação histórica da Lenda de Cayo Carpo, que se estende até dia 31, e terá lugar na Praia de Matosinhos e Senhor do Padrão.
Quinta, 28
18h00 - Ciclo de Conferências Matosinhos - Olhares e Lugares - “Em busca das mamoas perdidas no concelho de Matosinhos” – Conceição Pires. Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
21H30 - Salve a língua de Camões "52 Hertz Carla Kinzo (SP/BR)" – Museu da Quinta de Santiago, Espaço Irene Vilar, Leça da Palmeira.
21H30 - O Guardião do Rio – Cineteatro Constantino Nery.
Sexta, 29
17H00 - Recriação da Lenda de Cayo Carpo – Praia de Matosinhos e Senhor do Padrão. Até 31 maio.
21H30 - Noite musical com Karyna e Santiago – Palco das Festas.
21H30 - Gala 7/1. Exibição de curtas-metragens produzidas pelos alunos das escolas secundárias. Salão Nobre e Cineteatro Constantino Nery.
Sábado, 30
14h30 às 23h00 - BYE Bye Closet – 3ª edição da Feira de usados - Casa da Juventude de Matosinhos.
12H00 - Recriação da Lenda de Cayo Carpo – Praia de Matosinhos e Senhor do Padrão.
21H30 – “O Guardião do Rio” – Cineteatro Constantino Nery.
21H30 - Noite jovem com The Gypsies e Querido Senhor Fantasia – Palco das Festas.
Domingo, 31
14h30 às 20h00 - BYE Bye Closet – 3ª edição da Feira de usados - Casa da Juventude de Matosinhos.
12H00 - Recriação da Lenda de Cayo Carpo – Praia de Matosinhos e Senhor do Padrão.
16H00 – Festival de folclore com Rancho Folclórico os Padeirinhos de Freixieiro, Rancho Típico de Esposade, Grupo Folclórico S. Tiago de Custóias, Grupo Folclórico D. Nuno Álvares Pereira, Rancho Típico de S. Mamede Infesta e Rancho Folclórico dos Pescadores de Matosinhos – Palco das Festas.
