Em Novembro arrancará o ciclo de conferências sobre a história do concelho, cujo Foral, atribuído há 500 anos, pode ser visto pela primeira vez em público na exposição patente na Galeria Nave.
Um mês depois da inauguração, a exposição “15 Tesouros de Matosinhos”, que celebra o 500º aniversário do Foral atribuído por D. Manuel I, já foi vista por 1295 pessoas. Destas, 312 visitaram a Galeria Nave integradas em visitas guiadas realizadas pelos técnicos da autarquia. As visitas guiadas abrangeram grupos escolares (alunos do 1º ciclo, do 2º e 3º ciclo do ensino básico, e ainda alunos das universidades seniores).
O assinalável êxito da exposição comprova, desde logo, o seu carácter único, que permite percorrer a história de Matosinhos desde a mais recuada pré-história ao final do século XX. A viagem faz-se através de apenas quinze objetos que raramente se encontram visíveis pelo público, estabelecendo um percurso que converge para o Foral que pela primeira vez pode ser apreciado na cidade a que foi concedido.
No âmbito da exposição, que ficará patente até ao final de Fevereiro de 2015, arrancará agora um ainda um ciclo de conferências sobre a História de Matosinhos, com o seguinte programa:
18 de Novembro: Portugal e a região na Grande Guerra, por Sérgio Veludo (Escola Superior de Educação);
17 de Dezembro: Matosinhos e o espaço marítimo nortenho nos séculos XV a XVII, por Amândio Barros (Escola Superior de Educação);
14 de Janeiro: Aspetos da Arquitetura na segunda metade do século XVI em Matosinhos, por José Ferrão Afonso (Universidade Católica);
28 de Janeiro: Cenários do Barroco entre o Porto e Matosinhos, por José Tedim (Universidade Portucalense);
11 de Fevereiro: Modernidade e Contemporaneidade da arquitetura em Matosinhos, por João Rapagão (Universidade Lusíada);
25 de Fevereiro: A participação das populações na elaboração dos forais manuelinos, por Francisco Ribeiro da Silva (Universidade do Porto).
De referir ainda que exposição tem neste momento um horário alargado às quartas-feiras, das 13h00 às 19h00. Nos restantes dias úteis funciona das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Aos sábados funciona das 15h00 às 18h00 e, pelas 16h00, serão realizadas visitas guiadas à exposição (exceto no primeiro sábado de cada mês).
Poderão ainda ser marcadas visitas guiadas enviando um pedido por mail, com um mínimo de cinco dias úteis de antecedência, para o endereço gmah@cm-matosinhos.pt