Uma manhã diferente para seis pessoas portadoras de deficiência.
Cerca de 300 pessoas portadoras de deficiência mental ou motora frequentam habitualmente as piscinas geridas pela Matosinhos Sport, assim como o ginásio aquático de reabilitação. Todo o trabalho é acompanhado por nove técnicos especializados.
A empresa municipal de desporto decidiu levar este programa, habitualmente praticado em espaços fechados, para o ar livre, mais concretamente para a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, equipamento desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira na década de 1960.
Esta manhã, seis utentes com deficiência mental ou motora tiveram a oportunidade de participar num mergulho adaptado, organizado pela Matosinhos Sport e pela Haliotis, com o enquadramento da Disable Divers International (organização internacional especializada em programas de mergulho para pessoas com deficiência física ou mental).
Presente esteve a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz.
Com esta iniciativa pretendeu-se demonstrar as vantagens da prática do mergulho adaptado em piscina para a reabilitação física de pessoas com grandes limitações de mobilidade, permitindo-lhes interagir num estado quase sem gravidade e, portanto, sem os obstáculos e restrições com que se deparam no dia-a-dia.