Recolha de alimentos no âmbito desta iniciativa da Autarquia decorreu no sábado, 1 de Setembro, no Mercado de Matosinhos e permitiu a distribuição de 180 refeições.
O Mercado de Matosinhos recebeu pela primeira vez no sábado, dia 1 de Setembro, das 9 às 13 horas, o Mercado Solidário, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e que tem como principal objectivo fazer uma recolha de alimentos junto dos utentes e operadores do mercado, numa vertente solidária, para distribuição junto de pessoas com dificuldades económicas.
Nesta iniciativa participam também instituições de Matosinhos que se dedicam a causas sociais, particularmente as que prestam apoio em géneros alimentares a famílias carenciadas. Em cada sábado do Mercado Solidário há uma instituição parceira da Câmara que recolhe alimentos doados por quem ali faz as suas compras e pelos próprios operadores do mercado, que solidariamente doam produtos e/ou os remanescentes das vendas.
Este sábado, o Mercado Solidário contou com a parceria da Fábrica da Igreja de S. Salvador de Matosinhos - Conferências Vicentinas e a recolha permitiu a distribuição de cerca de 180 refeições a famílias carenciadas. O Vice-Presidente da autarquia, também responsável pelo Pelouro da Ação Social, Dr. Nuno Oliveira, marcou presença na iniciativa, reiterando a importância do princípio da solidariedade ativa para a Câmara Municipal de Matosinhos.
Já no passado mês de julho, no dia do 60ª Aniversário do Mercado de Matosinhos, tinha decorrido uma recolha de alimentos, numa acção conjunta da Autarquia e da Cruz Vermelha Portuguesa, que se revelou um sucesso, uma vez que permitiu a distribuição de 372 refeições, mostrando que Matosinhos é um concelho solidário.
As próximas recolhas decorrem nos dias 15 e 29 de Setembro no Mercado de Matosinhos, das 9 às 13 horas.