Entre 1955 e 1974, o Palacete do Visconde de Trevões acolheu a Escola Industrial e Comercial de Matosinhos (1955-1963), antes da construção da atual Escola Secundária João Gonçalves Zarco; o Liceu D. Manuel II, secção de Matosinhos (1964-1968), o Liceu Nacional, unidade que viria a dar origem à atual Escola Secundária Augusto Gomes e a Escola Preparatória António Nobre (1968-1974). Acolheu ainda a biblioteca municipal (até 2005) e a sede da Polícia Municipal (até 2013).
Há dois anos, foi transformado no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos, dando a conhecer a história e o património do território de Matosinhos de uma forma interativa, com recurso às novas tecnologias, captando a atenção de todas as gerações, desde as camadas mais jovens às mais velhas.
Nestes dois anos, o MuMMa recebeu mais de 21.000 visitantes e foi agraciado com duas distinções pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia: melhor museu em Portugal, na categoria “Aplicação e Gestão Multimédia” (2022); e “Parceria”, com o projeto “Mar de Luz” – evocação dos 75 anos do Grande Naufrágio de 1947.
Para assinalar o segundo aniversário do MuMMa, a autarquia decidiu prestar um tributo aos milhares de alunos, professores e funcionários que frequentaram as diferentes escolas do Palacete Visconde de Trevões, entre as décadas de 50 e 80, através de uma exposição inaugurada hoje pela presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, e pelo vereador da Cultura, Fernando Rocha.
A exposição “Memórias das Escolas do Palacete” permite recordar a ambiência escolar de então, com um conjunto de materialidades ligadas às salas de aula, mas também aos espaços exteriores, com o recreio e os brinquedos em particular destaque.
A exposição pode ser vista até 25 de fevereiro de 2024.